A atenção à saúde emocional deve ser ressaltada em qualquer circunstância e ganha relevância em situações de hospitalização, pelo surgimento não raras vezes de sentimentos de fragilidade, ansiedade e desconforto. Pensando nisso o grupo Humanizarte, do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), realizou essa semana a ação “Cuidando de quem cuida”, envolvendo profissionais, residentes e acompanhantes da unidade hospitalar.

 

Os acompanhantes, colaboradores e voluntários participaram de dinâmicas integrativas e complementares como o “corredor do cuidado” e o “desafio dos olhos vendados”, estimulando a convivência e confiança mútua, como também a troca de experiências, percepções e sentimentos entre os participantes.

Atividades estimularam a confiança entre os participantes.

“Buscamos proporcionar um momento de troca de afeto entre os profissionais e acompanhantes, dentro do processo de atenção e cuidado oferecido aos nossos usuários”, observou Aline Alves, responsável pela Unidade de Atenção Psicossocial do HUL e integrante do grupo Humanizarte da unidade hospitalar. “A intenção é estimular esse suporte, esse apoio de um ao outro; muitas vezes os acompanhantes acabam convivendo uns com os outros e estabelecem uma relação de cuidado mútuo”, observa.

“A gente tem pensando na união entre os acompanhantes, porque um acaba se apoiando no outro para dar mais força nesse processo de hospitalização, daí a proposta dessa ação para aumentar a confiança mútua e os ambientar melhor no processo de hospitalização dos seus familiares”, destacou, por sua vez, Fidel Palmeira Carvalho, do grupo Humanizarte e residente de Farmácia do HUL.

Ação promoveu a união entre os acompanhantes.

“É importante cuidar do outro, mas também de si”, destacou Adriana Gomes Lima, terapeuta ocupacional do HUL e integrante do Humanizarte. “Daí as dinâmicas, espaço de roda e contemplação da natureza, suscitando assim sentimentos e emoções positivas, aliviando tensões, angustias e desconfortos”, disse.

O grupo Humanizarte do HUL é formado por profissionais e integrantes da Residência Multiprofissional da unidade hospitalar. O projeto desenvolvido no HUL utiliza a arte como ferramenta de promoção de saúde e bem-estar. “Humanizando o outro você humaniza a si mesmo”, enfatiza a psicóloga Aline Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here