Os titulares de linha telefônica pré-paga em Sergipe têm até a propróxima segunda-feira, 18, para realizarem seu recadastramento e atualizarem seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. 

A ação também vale para os moradores de outros 16 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

A medida integra o projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que visa criar um cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.

Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago. 

Recadastramento

Os usuários de pacotes pré-pagos com pendências cadastrais serão avisados pelas suas operadoras por mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. As operadoras também disponibilizam canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.

Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.

Confira os números utilizados pelas prestadoras para envio das mensagens:

Cadastro pré-pago Anatel/fonte: Anatel.

Em caso de dúvidas, os titulares de linhas pré-pagas podem entrar em contato com as operadoras pelos seguintes canais:

Claro: https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre

Tim: https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre

Vivo: https://www.vivo.com.br/para-voce/erro-404

Oi: https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro

Algar: https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0

Sercomtel: https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/

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