Depois de ajudar a eleger 17 parlamentares de sete partidos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas,o RenovaBR se prepara para formar sua segunda turma neste sábado, dia 07/12, em São Paulo. Em apenas um ano, a escola de formação de políticos saltou de 133 alunos formados para mais de mil, com representantes de mais de 400 cidades brasileiras. Eles nunca ocuparam cargos eletivos e pretendem concorrer às Prefeituras e Câmaras Municipais em 2020.

O evento, que vai reunir os alunos formandos na Sala São Paulo, conta com a participação de ex-alunos eleitos do curso RenovaBR 2018, como os deputados federais Tabata Amaral e Vinicius Poit e o senador Alessandro Vieira. Autoridades políticas, personalidades e apoiadores da escola estarão presentes.

O curso RenovaBR Cidades 2019 teve duração de quatro meses e uma carga horária total de 96 horas, além da realização de exercícios, projetos práticos e entrega do trabalho final de curso. Durante o período, os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de terem acesso à conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha.

“É fundamental preparar a nova geração de políticos. Selecionamos pessoas com histórico de realização e interesse pelo coletivo. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos. Destacamos temas municipais cruciais e que não têm necessariamente um só lado. Por exemplo, plano diretor, lei de destinação de resíduos, saneamento básico e educação em primeira infância. Queremos levar mais conhecimento às mesas de decisão dos municípios porque as pessoas vivem nas cidades”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

Sobre os alunos

Neste ano mais de 31 mil pessoas se inscreveram no curso de formação política –número quase oito vezes maior que o do ano de 2018. Foram selecionadas 1.400 pessoas que representam 445 cidades de todas as regiões do país. Além disso, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados.

A representatividade, um princípio do RenovaBR, se refletiu no processo seletivo deste ano. Ao todo, foram selecionadas 433 mulheres, o que representa 31% dos alunos. Além disso, 39% se declararam preto, pardo ou indígena.

“O crescimento da presença de mulheres foi um dos marcos dessa turma. Ainda estamos longe do que precisamos, mas conseguimos atrair 31% de alunas, que representam 433 possíveis candidatas à prefeitas e vereadoras. Esperamos que nas próximas turmasainda mais mulheres estejam interessadas em participar da vida política”, afirma Irina Bullara, diretora-executiva do RenovaBR.

Sobre o Curso

As aulas serviram tanto para quem tem interesse em se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, a escola de formação política optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. Os alunos assistiram aulas que incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, planejamento urbano, ocupação do solo, entre outras.

Lagarto sendo representado

Na ocasião, Lagarto terá um jovem representante, Danilo Correia de Andrade, 24 anos, acadêmico do Curso Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana-SE. O jovem é natural de Poço Verde-SE e reside em Lagarto há 14 anos, sendo filiado ao partido CIDADANIA. É um dos nomes apontados como renovação na política lagartense para o ano de 2020. Danilo concluiu o curso com êxito e estará participando do evento de Formatura em São Paulo, dia 07 de dezembro de 2019.

O jovem universitário afirma que “A política necessita de uma renovação não somente de nomes, mas principalmente, uma renovação de ideias e atitudes. Uma política construtiva, baseada no diálogo, respeito e no ouvir o outro. O Curso RenovaBR Cidades proporcionou 04 meses de uma experiência incrível, de muito conhecimento e amadurecimento. E toda esta experiência tem me motivado à capacitação, buscando fazer política para as pessoas e com as pessoas. Mostrando assim, a importância da participação do cidadão comum na política em nosso dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here