No último sábado, 07, o RenovaBR realizou a formatura de sua segunda turma da escola de formação política, que é composta de cidadãos comuns que pretendem ingressar na política. Ela já ajudou a descobrir figuras como o Senador Alessandro Vieira, mas neste fim de semana, a formatura foi realizada tendo em vista o pleito municipal de 2020.

Sendo assim, o movimento formou milhares de cidadãos que representaram cerca de 400 municípios brasileiros. E, neste quadro, Lagarto esteve representado por dois cidadãos que adotaram o município: o jovem Danilo de Andrade, 24 anos, acadêmico em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) – campus Itabaiana; e Eduardo Maia, atual secretário Municipal de Educação.

Em entrevista ao Portal Lagartense, o jovem Danilo de Andrade explicou que as aulas foram realizadas a distância e o ajudou a compreender o ambiente político de modo geral. Entretanto, ele ainda não sabe se disputará um cargo eletivo em 2020. “Pretendo está participando ativamente da política, exercendo meu papel de cidadão. Caso me sinta pronto, preparado para representar as pessoas de verdade, é uma possibilidade. Caso não, estarei pronto para ir a luta para ajudar pessoas da minha confiança, e que nutrem essa vontade de assim como eu fazer uma política diferente”, afirmou.

Candidatura de Eduardo Maia depende do aval do Bole-bole

Já o Secretário Municipal de Educação, Eduardo Maia, em entrevista ao Portal Lagartense, destacou que durante o evento pode falar sobre a gestão da prefeita Hilda Ribeiro, a qual ele considera uma renovação. Em relação a uma pretensa candidatura em 2020, Maia destacou que este projeto depende da vontade do seu grupo político.

“O propósito sempre foi o de colaborar com a gestão da Prefeita Hilda Ribeiro, particularmente com a pasta da educação. Penso que estamos conseguindo. Mas é verdade que tenho recebido muitos incentivos das pessoas nas ruas, de amigos, advogados, professores. Estou feliz com esse reconhecimento, indica que estamos trabalhando bem. Mas qualquer projeto dessa natureza precisa ser coletivo. Precisa ser uma vontade de grupo e, principalmente, dos meus líderes Hilda e Gustinho. Por isso, nesse momento, a única pretensão é continuar ajudando a reconstruir Lagarto”, argumentou.

Cabe destacar que a Escola de Fomação para Políticos do RenovaBR também ajudou a revelar e eleger os deputados federais Tabata Amaral (ex-PDT) e Vinicius Poit (NOVO), além do senador sergipano Alessandro Vieira.

Para o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej,  “É fundamental preparar a nova geração de políticos. Queremos levar mais conhecimento às mesas de decisão dos municípios porque as pessoas vivem nas cidades”.

Sobre o Curso

As aulas serviram tanto para quem tem interesse em se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, a escola de formação política optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. Os alunos assistiram aulas que incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, planejamento urbano, ocupação do solo, entre outras.

1 COMENTÁRIO

  1. A matéria está errada sobre a Tabata, ela ainda é filiada e faz parte ativamente do PDT. Portanto, é incorreto dizer que é ex-PDT sendo que não saiu nem foi expulsa, e segue formando comissões a partir de indicação do partido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here