Os médicos afirmam que, para manter a saúde em dia, é preciso beber de dois a três litros de água diariamente. O objetivo é simples, manter o corpo bem hidratado e evitar a queda da imunidade. Em dias mais quentes, essa situação se torna ainda mais importante e não dá para ignorar a sede.

Quem tem uma garrafinha de água sempre na bolsa consegue se lembrar mais vezes da importância de tomar algum líquido. No entanto, de nada adianta manter a mesma garrafa sempre vazia.

Para deixar de lado a desculpa de que “se esqueceu de beber água” ao longo do dia e adotar hábitos mais saudáveis, você pode seguir algumas dicas que vão ajudar você a se manter sempre bem hidratado.

Mantenha uma garrafinha de água por perto

É muito comum ouvir as pessoas dizerem que só tomam água ou ingerem algum outro líquido quando sentem sede. Apesar disso, seu corpo precisa estar hidratado a todo momento e, o ideal é tomar um copo de água mesmo quando não está com sede.

Para garantir isso, a garrafinha de água é sua melhor aliada. Procure tê-la sempre por perto, em cima da mesa do trabalho ou faculdade e na bolsa, enquanto estiver na rua. Passou perto de um bebedouro? Aproveite para abastecer a sua garrafa.

Aposte nos alimentos ricos em água

Você pode hidratar o corpo ao ter um cuidado maior com os alimentos que consome em suas refeições. Procure sempre incluir legumes e frutas, que são ricos em água. Troque o chocolate do lanche da tarde, ou da sobremesa de depois do almoço, por uma fatia de melancia, por exemplo, já vai dar para sentir a diferença.

Sucos naturais e água de coco

Entre as refeições, principalmente em horários muito próximos ao almoço ou ao jantar, é recomendado evitar a água, pois ela dilata o estômago. Porém, para não ficar sem se hidratar, aposte nos sucos naturais e na água de coco.

A dica também é válida para quem não consegue beber muita água ao longo do dia por achá-la “sem graça e sem gosto”. Os sucos e a água de coco cumprem bem o papel e têm aquele gostinho diferente.

Cuidado com as bebidas diuréticas

Algumas bebidas fazem com que você perca mais água, por serem diuréticas. É o caso do café, das bebidas alcoólicas e até mesmo dos chás. Para poder beber tranquilamente, sempre reveze um copo de cada uma dessas bebidas diuréticas com um de água.

No caso dos alcoólicos, além de manter a hidratação em dia, ainda evita a ressaca no dia seguinte.

App para lembrar de se hidratar

Seu celular é seu fiel companheiro, até mais do que a garrafa de água. Por isso, é possível usar a tecnologia a seu favor. Caso o problema seja que você se concentra nas tarefas rotineiras a tal ponto que só se lembra de se hidratar quando a boca fica seca, use algum aplicativo que tenha lembrete de beber água.

Existem apps próprios para notificar sobre o líquido, porém, quem quiser aliar a hidratação com uma dieta também sai ganhando. Muitos aplicativos de dieta lembram não apenas das refeições e controle de calorias, mas da importância de tomar água em certos intervalos do dia.

Tome mais leite

Como você já deve saber, hidratação não envolve apenas a água pura, apesar de ser recomendado pelos médicos tentar beber ao máximo esse líquido. Caso prefira tomar algo diferente, aposte no leite, que além de hidratar também tem proteínas e carboidratos que combatem a desidratação.

Pode investir na versão pura e gelada ou preparar uma deliciosa vitamina de frutas, para deixar a bebida ainda mais saudável.

O mais importante é não ignorar o seu corpo e a sua saúde. Então, procure sempre se manter hidratado, não apenas no verão, mas em todas as estações do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here