O home office já é realidade para muitos brasileiros. A Robert Half, empresa especializada em recrutamento, constatou que o Brasil é o terceiro país no mundo no qual trabalhar em casa é uma prática crescente. Na classificação, perde apenas para China e Singapura, em 1º e 2º lugar, respectivamente.

No entanto, para desempenhar boas atividades, é preciso ter comodidade no trabalho, mesmo que ele seja realizado no conforto do lar. Assim, a concentração será o ponto principal da jornada.

Quer saber quais as melhores dicas para transformar um cômodo de casa em escritório para trabalho? Então, você está no lugar certo! Confira!

Quais as melhores dicas para transformar um cômodo em escritório?

Listamos 6 dicas primordiais que transformarão qualquer ambiente da casa em um lindo escritório. O ponto-chave é trazer as suas necessidades para esse novo projeto e buscar comodidade.

1 – Pense bem nas suas necessidades

Não adianta querer criar um escritório dentro do cômodo da sua casa se você não entende suas necessidades, correto? Às vezes, o seu trabalho não requer longas horas dentro do ambiente corporativo, por exemplo. O que resultaria em dinheiro jogado fora.

Por isso, analise a função do seu trabalho e aplique isso no projeto arquitetônico a ser realizado.

2 – Escolha uma boa mesa de trabalho

Uma boa mesa de trabalho, com o tamanho e design adequado, é essencial para qualquer tipo de escritório. Nela, você pode colocar seu notebook ou computador, livros, cadernos, telefone corporativo, etc.

Além disso, para não se esquecer que, além do ambiente de trabalho, por ali também pode haver um clima um pouco descontraído, é interessante colocar pertences pessoais, como fotos de família e amigos.

3 – Pense em uma boa distribuição de tomadas

As tomadas são indispensáveis para esse novo escritório. Pense que em uma jornada de trabalho normal, com 8 horas, aproximadamente, você precisará de energia para o uso de diversos objetos eletrônicos, como celular, notebook/computador, ar-condicionado, ventilador.

Com isso, podemos chegar a uma conclusão da necessidade de várias tomadas dispostas ao longo do cômodo, correto? Caso no projeto inicial tenha poucas opções, é possível modificar a fiação para aplicar mais conectores.

4 – Escolha uma cadeira confortável

Imagine ficar sentado o dia inteiro em uma cadeira inadequada. Além de atrapalhar sua produtividade, pode resultar em uma má postura e problemas em diversas regiões do corpo. É importante que a ergonomia seja considerada, para, além de gerar bons resultados, não atrapalhar seu humor e saúde.  

Antes de adquirir uma nova cadeira, teste-a pessoalmente até encontrar a que deixa você extremamente confortável e se adéque ao seu corpo. Assim, as horas trabalhadas serão mais tranquilas.

5 – Não esqueça de uma iluminação adequada

Uma boa iluminação pode ditar o tom do ambiente. Um escritório com uma correta iluminação pode transmitir uma impressão mais séria. E o contrário também é verdadeiro, luminárias coloridas e de designs inovadores passam a ideia de informalidade e despojamento, atributos positivos dependendo do ramo.

Não se esqueça de utilizar lâmpadas econômicas, principalmente as de LED, em abajures e luminárias, a poupança aplicada em detalhes faz toda a diferença.

6 – Separe bem os espaços

Quando um ambiente está abarrotado de caixas, papéis e outros pertences, acaba afetando a produtividade. A razão é muito simples: achar um documento importante pode se transformar em uma dor de cabeça, desperdiçando um tempo precioso.

No novo projeto arquitetônico, separe bem os espaços, indicando onde cada objeto ficará. Por exemplo: caixas em um canto, armários para guardar envelopes e outros papéis em outra parte, uma mesa e cadeira no meio do cômodo. Acredite, essa dispersão organizada agrega enormes benefícios.

Dica extra: priorize sempre o seu conforto

Não adianta pensar em todo um espaço se ele não combina com você e com o perfil de seu negócio, ou não traz a sensação de comodidade. Aplique as dicas acima pensando que você precisa estar confortável ao trabalhar no novo escritório.

Com isso, algumas outras iniciativas podem ser consideradas, como:

  • colocar uma boa música ambiente;
  • exibir o logo da sua marca;
  • ter por perto água, café ou chás,
  • ter um kit de primeiros socorros por perto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here