Nem só de pontos turísticos e gastronomia se faz a Bahia. O estado, que é um dos mais visitados no Brasil, também é cheio de cultura, diversidade e história. E é a soma de todos esses ingredientes que faz dessa terra um lugar tão interessante.

É claro que não é possível falar de tudo em uma lista com apenas 10 itens, mas separamos algumas curiosidades para apresentar a você um pouquinho mais do “que é que a Bahia tem”.

  1. Salvador é enorme e já foi a capital do Brasil

A capital da Bahia foi fundada pelos portugueses em 1549 e é uma das cidades mais antigas já registradas por aqui. Ela foi a capital do Brasil até 1763, quando a sede administrativa do país foi transferida para o Rio de Janeiro. Depois, em 1960, Brasília (DF) se tornou a capital.

Além disso, Salvador tem aproximadamente 3 milhões de habitantes, e é a quarta mais populosa do Brasil — e a oitava da América Latina. 

  1. Foi lá que os portugueses chegaram

As caravelas portuguesas aportaram em Porto Seguro, no sul da Bahia. Até hoje, a cidade, uma das mais turísticas do estado, preserva alguns dos monumentos que marcaram a chegada dos europeus por lá.

Quem vai a Porto Seguro pode tirar fotos no Marco da Posse, onde os portugueses marcaram território, e visitar os museus do Descobrimento e da Arte Sacra, e a Igreja Nossa Senhora da Penha, fundada em 1535. Também é possível chegar perto das ruínas do que já foi uma escola jesuíta.

  1. Havia um castelo na Bahia

A 80 km de Salvador, na cidade de Mata de São João, existe um castelo construído há mais de 500 anos. No estilo medieval, o Castelo Garcia D’Ávila foi habitado até 1835, e, hoje, ainda abriga algumas imagens originais da época. Suas ruínas também são bastante visitadas por turistas do mundo todo.

  1. Tem a maior população negra do Brasil 

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de 2017, pelo menos 2,4 milhões de negros vivem no estado, o que corresponde a mais de 80% da população de Salvador.

Hoje, a Bahia é o estado brasileiro onde nascem mais crianças negras por ano.

  1. O Carnaval na Bahia começou no século 17 

A tradição continua forte até hoje. Todos os anos, Salvador recebe mais de 2 milhões de turistas na época das festas e tem uma das celebrações mais tradicionais do país, com trios elétricos e muito axé. 

  1. Tem o maior litoral do Brasil

As belas praias com mar azul são conhecidas em todo o mundo. E não é para menos. São mais de 900 km de praia, cerca de 12% de todo o litoral brasileiro.

  1. O estado é o quarto maior produtor de cacau do mundo

Aproximadamente 90% de toda a produção brasileira de cacau vêm da Bahia. Além disso, os baianos também são os maiores produtores brasileiros de coco, feijão, mamona e mandioca. 

A produção de vinhos no sertão do estado também está em expansão e já tem se destacado no cenário nacional.

  1. Existem 5 mil baianas do Acarajé só em Salvador

Símbolos da cultura do estado, há pelo menos 5 mil baianas na capital baiana, e o ofício delas é um bem cultural imaterial registrado pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Há um memorial na Praça da Sé que conta sua história. 

  1. A Bandeira do estado é inspirada nos EUA

Não é coincidência, as cores da bandeira da Bahia foram inspiradas na bandeira norte-americana, em alusão à Independência dos Estados Unidos, em 1776. O triângulo no meio é uma referência à Inconfidência Mineira e também é um símbolo maçônico.

  1. Dia 2 de fevereiro é feriado na Bahia

O estado possui o maior número de praticantes de religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. O Dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, é feriado e uma das festas mais tradicionais do estado. 

A palavra “axé”, que dá nome ao estilo musical, é uma expressão comum usada em contextos que remetem a desejos positivos. Ela tem origem no candomblé e está ligada à sagrada força dos orixás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here