No dia em que é celebrado o Dia do Cego, 13 de dezembro, a oftalmologista do Huse, Ana Cândida Bispo, faz um alerta para todas as pessoas quanto ao cuidado com os olhos para evitar a perda da visão. 

A profissional faz algumas recomendações de cuidados com a visão e explica que a dor nos olhos já é um sinal de alerta e pode indicar um problema mais grave, por isso, é importante procurar um médico especialista quando essa dor nos olhos for intensa e o problema persistir por mais de dois dias.

Exames regulares e checkups principalmente a partir dos 40 anos são importantes para prevenir qualquer doença relacionada aos olhos.

“As pessoas muitas vezes compram óculos sem procedência e sem proteção contra os raios solares e é importante se proteger. A automedicação também é um fator que não aprovamos, a pessoa deve procurar ajuda de um profissional oftalmologista para que prescreva um colírio adequado para a sua patologia, usam colírio como lubrificante e muitas vezes têm um princípio ativo que pode causar um dano ao olho. Qualquer problema mais grave procurar imediatamente um médico especialista é o mais indicado”, ressaltou.

Prevenção

Aparentemente, cerca de 80% das impressões são recebidas através dos olhos. Por isso, é importante prevenir, proteger e cuidar dos olhos com exames regulares e oftalmológicos. Os olhos são constantemente expostos a uma série de fatores ambientais que podem irritá-los como a poeira, raios UV, partículas estranhas, entre outras coisas. O importante é saber o que faz bem e o que pode prejudicar os olhos.

Exames regulares e checkups preventivos principalmente a partir dos 40 anos para verificar o glaucoma são importantes para prevenir qualquer doença relacionada aos olhos. Outro quesito importante é a higiene das mãos antes de tocar ou esfregar os olhos, cuidados com cremes para a região dos olhos que podem causar alergias e períodos intensos em frente ao computador deixam os olhos secos, esses são alguns cuidados para a proteção dos olhos.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here