Os novos conselheiros tutelares foram empossados nesta sexta-feira, 10, em um evento que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em Lagarto. O evento, que começou por volta das 11h30, ocorreu também em todos os demais municípios do país. 

Auditório da Semed esteve lotado para a posse dos conselheiros.

As eleições que elegeram a gestão que assume de 2020 a 2024, ocorreram no dia 6 de novembro e foi uma das mais aderidas pelos eleitores.  Tanto é que como resultado desta ampla adesão, todos os conselheiros eleitos obtiveram mais de um mil votos.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do adolescente (CMDA), Idália Josefa Pereira Santos, destacou em sua fala que apesar de ter sido uma eleição relativamente tensa, tudo foi feito com base na lei, e que aqueles que deixaram o cargo elevaram o Conselho Tutelar de Lagarto para uma categoria de conselho ainda mais atuante. 

Estiveram à mesa: a prefeita Hilda Ribeiro; os secretários da Semed e Sedest, Magson Almeida e Valdiosmar Santos, a presidente do CMDCA, Idália Josefa e a vereadora Acácia Ribeiro.

Ressaltou também, que as crianças precisam contar tanto com o apoio do conselheiros tutelares quanto da família e da sociedade para que os laços que protegem a infância e a juventude sejam fortalecidos. 

Responsabilidade

Em entrevista ao Portal Lagartense, Vandinete Monteiro, disse que o fato de ter sido a mais votada entre os conselheiros aumenta ainda mais sua responsabilidade. “Meu sentimento é de gratidão porque meu nome não foi lançado com nenhum vínculo político nem muita campanha, quando lançou houve uma boa aceitação e isso aumenta a responsabilidade”. 

Monteiro ressaltou ainda que os lagartenses podem esperar de seu trabalho muita seriedade. “E dentro do que deseja o ECA, estaremos cumprindo com nossos deveres”. 

Conselheiros fazem juramento em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Gerson José foi o segundo mais votado e disse que o povo lagartense pode esperar o cumprimento das esperanças que depositaram nas urnas: “um conselheiro ativo, com novas ações, com ideias diferentes para que a gente defenda com maior vontade as crianças e os adolescentes”. 

Já o único reeleito dentre os conselheiros da gestão passada, Alex Reis, afirmou que os lagartenses confiaram novamente em seu trabalho devido ao seu empenho  na causa da criança e do adolescente. “Como fui reconduzido, o trabalho será ainda mais árduo, com mais confiança para fazer valer cada um dos votos, com uma responsabilidade maior ainda, de mais quatro anos”. 

Parceria com a Prefeitura

A prefeita Hilda Ribeiro disse que ainda haverá uma conversa com todos os conselheiros empossados para firmar mais ainda uma parceria com a Prefeitura para que eles possam contar com a gestão na defesa e cuidados de todas as crianças e adolescentes do município. “Nosso papel é fazer essa parceria e também divulgar  para que as pessoas entendam e usem mais o trabalho do conselheiro tutelar”.  

O secretário municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, Valdiosmar Vieira Santos, falou sobre a importância da divulgação do trabalho dos conselheiros tutelares.

“Infelizmente a sociedade brasileira, e a lagartense não é diferente, ainda não conhece efetivamente qual é o papel de um conselheiro tutelar. Muitas vezes acham que é aquele que defende menino que fez coisa errada, mas na verdade não é. Eles defendem o direito da criança que está desprotegida, que não está  sendo cuidada e, principalmente o direito da família, que também precisa entender o seu papel no cuidado de cada criança que é um ser em desenvolvimento e que não tem como se defender por si só, por isso, depende de toda essa rede de proteção e o Conselho Tutelar é fundamental para articular essa rede”, disse. 

Confira abaixo a lista dos conselheiros tutelares eleitos e seus respectivos votos:

Titulares: Vandinete Monteiro (1.610); Gerson José (1.366); Dulce (1.293); Alex Reis (1.226) e Danilo Prata (1.169).

Suplentes: Clecia Batista (1.048), Ninha (1.002), Jane Nascimento (898), Maicon da Matinha (862) e Marcos Bispo (840).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here