Uma pergunta que pode parecer curiosa: o que os móveis que você gosta fazem você sentir?

Explicamos: existe ligação entre o nosso estado de espírito e o local em que escolhemos para descansar.

Um exemplo prático: quando chegamos em casa e nos deparamos com uma sala de estar cheia de informações, ou seja, com paredes em tons vivos, objetos multicoloridos, estantes de madeira brilhante, livros empilhados  e similares, o que nós sentimos? Certamente, não é tranquilidade.

Se estamos estressados, a tendência não é que isso diminua. Pelo contrário: assim que os nossos olhos se encontram com o quadro descrito no parágrafo anterior, é mais provável que o nosso corpo se sinta agitado e a mente, ainda mais cansada.

Essa é uma das situações em que, com toda a certeza, a decoração neutra funciona bem.

O que é decoração neutra?

É, literalmente, um estilo de decoração baseado na utilização de uma paleta sem cores tão chamativas, a qual é responsável por um ambiente mais elegante, discreto e acolhedor.

Consideramos cores neutras o preto, o branco e o cinza, além de algumas tonalidades de creme — ou palha, como também é chamada a cor — e marrom.

A chamada decoração escandinava, que esteve em alta nos últimos anos e permanece como uma boa opção para pessoas que querem criar espaços atraentes e confortáveis, tem como mote a utilização da simplicidade e a diminuição do uso de cores vivas.

Nesse estilo de decoração, há a predileção por linhas retas, paredes em branco ou bege e, sempre que possível, a utilização de madeira ou de luz natural.

Os adereços e móveis são mais rústicos, mas sempre visam o bem-estar: em geral, camas, poltronas e sofás possuem tecidos naturais, volumosos e agradáveis ao toque.

Para quebrar a monotonia, é possível acrescentar pequenos pontos de cor na sala. Cores que podem vir por meio de alguns objetos, como um abajur azul, um quadro elegante com moldura rústica e uma mesa de centro com tampo em tom colorido, mas escuro.

Quando se deve usar a decoração neutra?

Felizmente, é um estilo que se adapta muito bem a todos os cômodos de uma casa. Por ser minimalista e agradável aos olhos, costuma ser bem recebido pela maior parte das pessoas.

Confira sugestões para utilizar a dita decoração no seu dia a dia:

No quarto do casal

A primeira dica é apostar ou em uma cama de madeira antiga, que é resistente, atraente aos olhos e suficientemente elegante, ou em colchões largos, confortáveis, que ficam ainda mais suntuosos quando cobertos por um edredom felpudo ou uma colcha de tecido natural.

O armário pode ser branco ou bege, com um mínimo de detalhes, e o ideal é que boa parte das coisas de utilização cotidiana, como roupas e toalhas, fiquem guardados e longe dos olhos.

Dessa forma, preserva-se a limpeza do lugar, impedindo o excesso de estímulo e criando uma aura de organização que propicia a percepção do ambiente como um local de descanso, paz e intimidade.

Para adicionar mais personalidade, foque nos detalhes: o jogo de cama pode ter estampas, especialmente em tons de azul ou verde  que — combinam com locais onde se dorme —, e você pode colocar uma poltrona em cor diferente, fazendo com que ela seja o grande destaque do quarto.

Na cozinha

É um pouco “mais fácil” utilizar a decoração neutra na cozinha. Para tal, opte por fogões e geladeira brancos, além de armários fechados, com tons de preto, branco e cinza.

A madeira está presente nos utensílios, e pode fazer parte da decoração por meio de bancadas e prateleiras do material, e, em alguns casos, até de mesas ou ilhas. Para acrescentar cor, que tal apostar em um jogo de panelas em tons de azul?

No banheiro

Um espelho grande na parede do banheiro e só: as paredes brancas, o box em tons de cinza, a privada em cinza ou preto e uma pia atraente criam um banheiro que impressiona as visitas e turbina a calma dos moradores.

Uma boa dica é: mantenha itens de uso pessoal fora das vistas ou bem organizados em locais estratégicos. Quanto mais organizados, maior a sensação de que tudo está “onde deveria estar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here