O sábado foi histórico para o caratê sergipano. O jovem lutador André dos Santos conseguiu um resultado expressivo no Campeonato Mundial de Caratê, realizado em Tenerife, na Espanha. Ele conquistou medalha de prata na categoria kumite cadete, até 70kg.

O evento reuniu lutadores de mais de 120 países. Na categoria do sergipano, competiram 46 atletas, e André venceu as disputas contra representantes do Egito, Arábia Saudita, Hungria, Portugal e Azerbaijão. Sua última luta foi contra um atleta de Montenegro. O combate terminou empatado e foi decidido pela arbitragem, que deu vitória para o gringo por 3 a 2.

 

André com o treinador e o pai em Tenerife (Foto: Divulgação)

André com o treinador e o pai em Tenerife (Foto: Divulgação)

– Graças a Deus nosso projeto de longo prazo vem dando ceto, esse processo de crescimento está acontecendo no nosso esporte e é uma coisa que vale ressaltar, o André sempre treinou em Sergipe, nunca precisou fazer intercâmbio e é isso. Quem quer fazer as coisas com resultado vai atrás e busca a excelência. Agradecemos aos sergipanos que torceram e que de alguma maneira nos ajudaram e queremos dizer que estamos muito felizes. Foi emocionante, muita gente chorando. Espero que isso inspire outras crianças a treinarem o caratê- disse o treinador do André, Ulisses Santos.

André Santos é atleta sergipano e integra a Seleção Brasileira de Caratê há 3 anos. Possuidor de vários títulos importantes, dentre eles Ouro no Sul-Americano e no Pan-Americano em 2016 e Ouro no Sul-Americano em 2017, agora tem o título mais importante de sua trajetória na modalidade.

 

– Foram lutas duríssimas, em alguns momentos até pareciam perdidas, mas com muita técnica, muita inteligência, ele procurou reverter a situação conseguindo passar rodada a rodada e chegando a uma final emocionante onde a luta foi tão estudada por ambos os atletas que obrigaram os árbitros a definir a luta. Foi algo histórico para o caratê sergipano- complemento Alexandre Morais, também treinador do jovem atleta.

 

André com os dois treinadores na Espanha (Foto: Divulgação)

André com os dois treinadores na Espanha (Foto: Divulgação)

As competições oficiais terminaram para o sergipano em 2017, e em grande estilo. Agora ele foca as atenções na seletiva do Campeonato Nacional, que está marcada para o mês de março, no Rio de Janeiro.

– Foi um ano muito bom para mim. Apesar de todas as dificuldades houve bons resultados. Isso é muito importante. Estou muito feliz com essa conquista. Durante todo o ano me preparei muito para essa competição tendo passado pelo Sul-Americano, onde fui campeão, pelo Pan, onde obtive a quinta colocação, e tenho certeza que esses resultados foram essenciais para que eu pudesse me preparar mais arduamente para conseguir chegar bem a esse campeonato mundial. São coisas que marcam na nossa carreira. Enfrentei atletas de grande nível e consegui mostrar o meu potencial. Vou continuar trabalhando forte para mais conquistas. Foi apenas mais um passo para o meu grande sonho- completou o medalhista André dos Santos.

Fonte: Globo Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here