Os professores da rede municipal de Riachão do Dantas vem sofrendo com seus salários atrasados desde o mês de julho. Segundo o presidente do SINTESE Miguel de Souza, o salário do mês de setembro foi pago em 3 parcelas, sendo que a última foi efetuada no dia 31 de outubro e ainda não tem previsão de receber o salário do mês de outubro.

A redação recebeu em nosso escritório a secretária de controle interno, Rosane Ribeiro, para esclarecer os fatos. Segundo Rosane, esse problema não está surgindo agora, o número de alunos matriculados teve uma queda muito grande nos últimos anos e isso interfere no valor que o FNDE repassa para o município. E esse valor é para ser investido em todos os setores da educação, não apenas pagar servidores.

Quando a atual gestão assumiu, o município tinha uma dívida com os professores que foi paga, nos meses seguintes continuou efetuando o pagamento dos professores em dia, mas diante dessa crise que todos os municípios vem enfrentando, o repasse do FUNDEB caiu e está infelizmente refletindo dessa forma.

“Este cenário é uma questão política, prova disso é que estamos fazendo o possível para minimizar os danos, mês passado nos reunimos com os professores, combinamos o parcelamento e agora eles ficaram ainda mais revoltados. Em nenhum momento, estamos recusando receber o SINTESE, ou professores, já marcamos diversas reuniões e estamos tentando encontrar a melhor solução, afirmou Rosane.

Apesar das dificuldades financeiras, a secretária ressaltou que o município está cumprindo a Lei do Piso Salarial do Magistério e com total transparência. Todos podem ter acesso a esses valores do repasse nacional, através do link www.erpac.com.br, a prestação de contas não está no site, pois o sistema está fora do ar temporariamente, mas em reunião com o SINTESE essas planilhas já foram apresentadas e estão disponíveis para quem tiver interesse de averiguar.

“Não estamos administrando com nenhuma irresponsabilidade, prova disso é que não estamos com excesso de contratos. Compreendemos a reclamação dos professores, mas estamos fazendo o possível de acordo com as condições. Na próxima terça-feira (7), estaremos recebendo o SINTESE para planejar a melhor forma para todos, porém, infelizmente não está sendo possível efetivar os pagamentos em dia”, declarou a secretária.

4 COMENTÁRIOS

  1. É um absurdo esta secretaria de controle interno Rosane dizer que paga o piso dos professores em Riachão do Dantas. Só se for em sonho porque eu professora Tina não recebo piso e nem um professor. Além disso mentiu quando disse que já pagou o salário de dezembro que foi dividido em 10 parcelas e só pagou cinco. O SiNTESE já denunciou as irregularidades encontradas nas folhas de pagamento da educação. Qualquer cidadão pode acessar o portal da transparência e ver quem recebe pelo recurso da educação e está lotado em outra secretaria. Em Riachão do Dantas não existe crise financeira , o que existe é o mal gerenciamento dos recursos da educação e contratos irregulares e sem necessidade. O que queremos da prefeita Gerana Costa é que nos devolva a nossa dignidade pagando o salário em dias e atualização reajuste anual do piso,pois os salários dos professores estão defasados.

  2. Chamar a polícia para impedir a manifestação pacífica dos professores não é desrespeito? O povo tem o governante que merece!

  3. NESSA TAL DE ROSANE EU NÃO CONFIO NADA!!! ELA PASSOU POR AQUI POR LAGARTO E DESTRUIU, JUNTAMENTE COM O ENTÃO “ADMINISTRADOR” O PROCESSO EDUCATIVO DESSE MUNICÍPIO, INCLUSIVE COM A CARREIRA E A VIDA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES.
    AGORA ESSA “ROSANE” FOI PARAR EM RIACHÃO!? CUIDADO PROFESSORES!! ESSE MULHER NÃO TEVE PROFESSORES NA SUA VIDA, ELA É SUPERDOTADA, APRENDEU TUDO SOZINHA! ELA ODEIA PROFESSORES.
    ESPERO EM DEUS QUE A PREFEITA DE RIACHÃO NÃO SE RENDA AOS CAPRICHOS DESSA DESTRUIDORA DE PROCESSOS EDUCATIVOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, POIS ACREDITO EM UMA BOA GESTÃO DE DONA GERANA, ELA TEM VISÃO AMPLA! SÓ NÃO PODE SE RENDER ÀS MANOBRAS DESSA ROSANE, POIS SE ASSIM FOR, TERÁ SUA CARREIRA POLÍTICA ADMINISTRATIVA DESTRUÍDA. SE ALERTE DONA GERANA!!!!

  4. Mentirosa, irresponsável e super competente essa secretaria de controle interno. Meus parabéns por desempenhar com maestria sua função, a qua tem como objetivo, atender as demandas da prefeita Gerana Costa, quando se trata de causar caos nas contas públicas e arrumar justificativa descabíveis, afim de promover a prefeita. Foi assim que ela fez na gestão do ex-prefeito Lila em Lagarto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here