No Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, a Referência Técnica da oftalmologista do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), José Antônio dos Santos, alerta sobre cuidados com a saúde dos olhos, principalmente durante a pandemia da Covid-19, já que a conjuntivite também é um dos sintomas da doença.

O médico ressalta que frequentemente chegam casos de pacientes com algum problema nos olhos e faz alguns alertas já que no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho), foram registrados no pronto socorro do hospital cerca de 250 atendimentos com sintomas de conjuntivite.

Como as partículas do vírus são espalhadas no ar, elas penetram no corpo de outras pessoas pela boca, nariz ou olhos que passam a ficar infectadas também.

“Um dos sintomas da Covid-19 é a conjuntivite, o vírus ataca as vias respiratórias através do canal lacrimal, por isso, é importante que o profissional aconselhe o paciente durante consulta a realizar o teste para detectar se a conjuntivite está relacionada com o coronavírus. Evitar a automedicação e procurar ajuda do especialista é fundamental”, salientou o oftalmologista.

Como as partículas do vírus são espalhadas no ar, elas penetram no corpo de outras pessoas pela boca, nariz ou olhos que passam a ficar infectadas também. O médico ressalta que assim como a proteção das mãos, nariz e boca, os olhos também merecem cuidados especiais. “Lavar as mãos, usar lenço descartável, evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos, são alguns cuidados que devemos adotar”, disse José Antônio dos Santos.

Outro alerta é para aqueles que usam lentes de contato e óculos de grau. “Esses objetos são pessoais e a higienização deles devem ser realizadas de forma correta. Se puder trocá-las pelo óculos de grau é ainda melhor porque ele protege os olhos de gotículas respiratórias infectadas, formando uma barreira”, finalizou o médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here