A mais aguardada pesquisa eleitoral sergipana, realizada pelo Dataform, mais uma vez apresenta os números de intenção de votos para os cargos que estarão em disputa em outubro do ano que vem, com destaque especial para a eleição de governador.

Entre os dias 8 e 12 de novembro foram ouvidos 1200 eleitores em 25 municípios sergipanos, incluindo a capital. Nessa consulta, o intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3%, para mais ou para menos. Analisando os dados a seguir, é possível identificar que ainda há um desinteresse muito grande do eleitorado em relação às eleições de 2018. E que as pessoas, ao menos neste momento, também manifestam ressalvas aos nomes apresentados nas consultas estimuladas. Portanto, com o objetivo de avaliar o maior número possível de cenários, o Dataform apresentou dez diferentes possibilidades na disputa para governador, além da pesquisa espontânea sobre a disputa pelos cargos legislativos que estarão em jogo no ano que vem. Dessa maneira, apresentamos a mais completa análise das Eleições 2018.

PRESIDENTE
A pesquisa Dataform quis saber qual a intenção de voto para a presidência da República entre os eleitores sergipanos. O ex-presidente Lula (PT) se destaca. Mas Jair Bolsonaro (PSC) e Luciano Huck (sem partido) aparecem como nomes com respaldo para disputar a eleição contra o petista.

GOVERNADOR
As duas primeiras perguntas sobre a disputa para governador foram voltadas para identificar, dentro dos maiores agrupamentos políticos em atuação no estado, quais nomes poderiam se apresentar como melhores candidatos, com mais chances de vencer a eleição.

 

SITUAÇÃO
Numa demonstração de que nomes novos com menos tempo na política estão em alta junto ao eleitorado, o melhor avaliado para ser o candidato a governador pelo agrupamento da situação é o do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), seguido pelo presidente estadual do PT, Rogério Carvalho.

 

OPOSIÇÃO
Já no campo oposicionista, mais um jovem desponta como preferido para candidato a governador. O deputado federal Valadares Filho (PSB) lidera essa lista, com a força que seu nome adquiriu na disputa pela prefeitura de Aracaju em 2016, seguido pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) que, por sinal, foi o candidato do agrupamento em 2014, quando perdeu a eleição para Jackson Barreto (PMDB).

GOVERNADOR ESPONTÂNEA
A pesquisa Dataform apresenta os 20 nomes lembrados espontaneamente pela população quando se pergunta em quem o entrevistado pretende votar para governador. Eduardo Amorim e Belivaldo Chagas (PMDB) lideram a lista que ainda apresenta os nomes de Jackson Barreto – que não pode ser candidato ao cargo por ter sido reeleito – e de Marcelo Déda, falecido em 2013 quando estava governador de Sergipe.

GOVERNADOR GERAL
A pesquisa buscou saber qual a intenção de votos num cenário estimulado, com a apresentação de cinco nomes: Eduardo Amorim, Rogério Carvalho, Dr. Emerson (Rede), Mendonça Prado (PPS) e Belivaldo Chagas.

GOVERNO – CONFRONTO DIRETO
A pesquisa Dataform realizou consulta visando identificar os candidatos mais competitivos na situação e na oposição, considerando os nomes mais citados pelos eleitores nas mais diferentes situações, de forma a ofertar uma leitura de cenário em que, além de demonstrar o potencial de diversos possíveis candidatos numa disputa direta ao governo, também possibilita um vislumbre sobre possíveis embates em um segundo turno. Portanto, nesse tipo de consulta, foram formados oito cenários estimulados com diferentes candidaturas.

SENADO – VOTO 1 E 2
O Dataform considerou a intenção de voto espontânea na disputa para o Senado em 2018. Como serão dois escolhidos, é considerada a decisão do eleitor em votar em um nome como primeira opção e em outro, como segunda. Em ambos cenários, liderança do senador Valadares (PSB), mas com presença do senador Eduardo Amorim. No campo governista, Rogério Carvalho aparece sempre com mais citações do que o atual governador.

DEPUTADO FEDERAL
Para a escolha dos oito representantes na Câmara Federal, o Dataform novamente optou por uma consulta espontânea, na qual o entrevistado diz o nome em que pretende votar para deputado federal. Fábio Reis, atualmente deputado, lidera a lista que apresenta, no total, os 20 nomes mais lembrados pelos eleitores ouvidos na pesquisa.

 

DEPUTADO ESTADUAL
Finalmente, encerrando essa rodada de publicação pelo CINFORM desta nova pesquisa Dataform, o instituto quis saber, também de forma espontânea, quais os nomes mais lembrados para uma vaga dentre as 24 que estarão em disputa para a Assembleia Legislativa. O atual deputado Gilmar Carvalho (sem partido) lidera a lista composta por 30 nomes citados pelos entrevistados.

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Resumindo os números:
    Se de 1200 participantes Fabio Reis foi o mais lembrado com 1,4%, ele é o primeiro do estado com o grande número de 16 (dezesseis) eleitores que votariam nele. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pesquisa pra enganar besta.

  2. Exatamente assim…. excelente comentário acima….
    Não existe partidos políticos….
    Existe facções criminosas.

  3. A pesquisa demonstra que a outra reproduZida pela juventude Fm estava correta… ISSO demonstra que os REIS possui melhor intençao de votos para federal/estadual que os opositores Ribeiros e Monteiros…
    Importante perceber que pra governo a situaçao vai ter q trabalhar mto pra poder conseguir vencer!
    Outro dado é triste A senadora que mais falta no senado ainda tem alguma intençao de votoo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here