No próximo dia 25 de novembro, alunos e professores de instituições municipais de Lagarto ocuparão a Praça Santa Luzia do Povoado Colônia 13 com o “1º Festival de Cultura Afro Brasileira”.

O evento terá início às 13h e contará com a participação das Escolas Municipais: Monsenhor Daltro, Argentina (Pov. Açu), Eudálio de Lima (Pista Pau Grande), Maria da Glória (Pov. Mangue Grande, Boquim) e Governador Augusto Franco (Pov. Rio da Vaca) e a Escola Estadual Luiz Alves (13).

De acordo com a comissão organizadora o projeto tem como ponto de convergência promover através de pesquisa, leituras, exposição temática, danças entre outras manifestações artísticas, uma análise das temáticas significativas do povo negro que constituem parte da formação da sociedade brasileira, possibilitando aos estudantes um diálogo sobre as raízes históricas que constituíram e ainda constituem a cultura brasileira, contribuindo para compreender e combater as formas de violência que se consolidam através do preconceito e do racismo.

O Festival vai interagir com vários ramos do conhecimento demonstrando o quanto a cultura negra trazida do continente africano é parte da formação cultural brasileira. Desse modo relumbra-se sobre áreas dos saberes diversos, entre as quais as disciplinas de História, Sociologia, Artes, Português, Filosofia, Geografia etc.

“Queremos induzir os estudantes a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural proporcionando uma reflexão crítica da realidade a partir de pesquisas e estudos sobre crenças, danças, costumes, história e organização social das culturas africanas e afro-brasileira, fazendo os estudantes visualizarem suas contribuições para na história e a formação cultural dos povos em especial do Brasil”, explicou Fábio Salustiano, professor e diretor adjunto da Escola Monsenhor Daltro.

Prestigiem!

Com informações da Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here