Recentemente, quatro garotos participaram de mais uma etapa do Campeonato Baiano, a décima: Yure Silva estava na categoria Infanto-Juvenil (peso galo), Davi Alves Guerreiro na Mirim (peso super pesado), Jeanysson Fagundes da Silva na Mirim (peso leve) e Otávio Augusto na Infanto-Juvenil (peso médio).

Todos eles fazem parte do projeto “Jiu-Jitsu Formando Cidadãos”, que atua de modo especial na Rua Estrada da Jabotiana, Vila Socó e do Largo da Aparecida, antiga área de invasão, a qual ainda possui infraestrutura precária e problemas sociais sobretudo em relação à disponibilidade de serviços, lazer e ocupação, segundo o professor da modalidade.

 

Sergipanos no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu (Foto: Arquivo Pessoal/Robson Bezerra)

Sergipanos no Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu (Foto: Arquivo Pessoal/Robson Bezerra)

No Campeonato Baiano, dois deles conseguiram subir ao pódio. Yure Santos Silva venceu a edição e foi campeão geral ainda faltando uma etapa, na categoria Infanto-Juvenil (peso Galo). Das dez, ele disputou sete, venceu cinco e obteve um terceiro lugar. E o Davi Alves Guerreiro foi o segundo colocado na categoria Mirim (Super Pesado) elidera o ranking.

– O desempenho deles pra mim é algo fora do comum. Meninos humildes, de famílias humildes que recebem nosso suporte para competir. Eu até queria dar uma condição maior, mas não tenho esse poder, infelizmente. Cansei de pedir ajuda ao município e ao estado, eles nunca têm nada para nos dar. Então eu mesmo comecei a ir atrás sozinho, pedindo até nos sinais para que eles pudessem viajar e competir – afirmou o professor Robson Bezerra.

Mais sobre o projeto
As aulas práticas acontecem cinco vezes por semana e cada uma tem duração de 1h30. Vídeos seguidos de explicações orais são utilizados em sala de aula, que é o próprio tatame. O professor faixa preta Robson Bezerra Lima, campeão brasileiro e mundial em 2014, é quem orienta os alunos e disponibiliza quimono e faixa a todos. As atividades ocorrem no local cedido por um morador do bairro. Além disso, por semestre serão realizadas duas aulas públicas para a exibição do trabalho e exposição do projeto para a comunidade.

Fonte: Globo Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here