O período da gravidez é repleta de emoções para as mulheres. Mas durante a gestação, a medida que o embrião começa a se desenvolver, a barriga consequentemente aumenta seu tamanho, e com isso, é comum que as famosas e indesejadas estrias também comecem a surgir no corpo da mulher.

Mas você sabe porque as estrias aparecem? Se elas podem ser evitadas ou tratadas? O Portal Infonet conversou com o dermatologista Bruno Santana para esclarecer estas e outras dúvidas que são frequentes entre as mamães. Confira!

Portal Infonet- O que são as estrias?

Bruno Santana – As estrias são como cicatrizes. É a ruptura de fibras elásticas e colágenas dentro da pele, que ocorre por causa da distensão [alongamento] mecânica da pele.

Portal Infonet- Porque elas aparecem nas mulheres grávidas?

BS – Você tem uma distensão da pele e esta distensão é maior do que a capacidade de elasticidade da pele. Nossa pele é como um elástico, por isso quando as mulheres engravidam a pele estica e após a gravidez ela retorna ao estado ‘normal’. Mas se a velocidade da distensão for maior do que a capacidade da pele ou se o total da distensão for maior, vai romper fibra colágena e elástica, formando uma cicatriz de dentro para fora sem romper a pele por fora

Portal Infonet- Quais os locais do corpo elas costumam aparecer?

BS- A região do quadril e dos glúteos, e na gestação aparecem na barriga e nas mamas, porque no final da gravidez a mama aumenta de forma rápida por causa da produção de leite.

Portal Infonet- Existe alguma forma de evitá-las?

BS- Não. Estria na gravidez é impossível de ser evitada. A mulher não tem como controlar quanto a barriga dela vai crescer e como vai crescer, se vai crescer rápido ou devagar.

Portal Infonet- E para minimizar o aparecimento, há alguma indicação?

BS- A única coisa que a mulher pode fazer para minimizar um pouco esse risco, é tentar não ganhar tanto peso durante a gestação. Tirando essa questão do ganho do peso, no restante ela [estria] não vai interferir em nada.

Portal Infonet- Então cremes e hidratantes não conseguem evitar o surgimento delas?

BS- Os cremes, loções, óleos, não evitam. A estria se forma na derme profunda então os cremes não conseguem efetivamente chegar no local para resolver o problema.

Portal Infonet- A utilização deles podem prejudicar de alguma forma a gestação ou aumentar a estria?

BS- Não. A única coisa que pode aumentar a estria é o ganho de massa corporal. No caso da gestação, existem algumas substâncias que são proibidas, tem que analisar a composição dos cremes, mas a maioria dos cremes que se indicam para prevenir estrias são hidratantes.

Portal Infonet- E qual é o tratamento ideal para eliminá-las?

BS- Temos os lasers que funcionam, microagulhamento que melhora, tem a tunelização. E quanto mais cedo tratar a estria, melhor. Quanto menos tempo esperar entre a formação dela e o tratamento, melhor o resultado.

Portal Infonet- Se as estrias se modificam com o tempo, o tratamento delas também muda?

BS- Se a estria é muito nova, ela tem a cor rosa, esta é a primeira fase da estria. Então os tratamentos são menos agressivos. Se a estria ficou mais velha e ficou branca, precisaremos de tratamentos que destruam aquelas cicatrizes para que formem novas cicatrizes. Se a estria é mais larga ou mais fina, precisaremos de outro tratamento. Temos que avaliar a cor da estria, a espessura, o tempo e a pele da pessoa.

fonte: Infonet

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here