PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
post
page
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
post
page
Publicidade

UFS retomará gradualmente atividades presenciais a partir do dia 18

Dando continuidade ao processo de retomada uniforme e paulatina das atividades presenciais administrativas na Universidade Federal de Sergipe, foi publicada, no último dia 5, a Portaria nº 1202/21/GR. O documento segue as orientações da Instrução Normativa 90/21 do Ministério da Economia, que estabelece orientações a todos os órgãos e entidades do sistema de pessoal civil da Administração Pública Federal para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.

Com a normativa, a UFS passa à Fase 02 do seu Plano de Retomada, denominada de “Reabertura parcial”, a partir do dia 18 de outubro. Essa fase implica no funcionamento normal de todos os setores administrativos da instituição, respeitada a ocupação máxima de 50% dos espaços de trabalho pelos servidores.

A IN do Ministério da Economia adverte, no entanto, que devem permanecer em trabalho remoto, mediante autodeclaração, servidores que apresentem condições ou fatores de risco, tais como idade superior a 60 anos, obesidade, cirrose hepática, dentro outras listadas.

Planejamento das chefias

Todas as chefias têm até a próxima sexta-feira, 15 de outubro, para elaborar um planejamento das atividades a serem desenvolvidas presencialmente.

“Poderá ser feito revezamento de turnos ou dias da semana entre os servidores, a fim de que a regra de 50% da ocupação seja respeitada. Cada chefia deve mensurar a realidade do seu setor, em adequação às orientações do Protocolo de Biossegurança, e submeter esse planejamento à Progep”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger.

Esse planejamento será submetido pelas subunidades à chefia superior, que fará o encaminhamento subsequente à Progep, via memorando.

Ponto eletrônico

A fim de orientar servidores e chefias quanto ao registro da frequência e das modalidades de trabalho nesta segunda fase do Plano de Retomada, a Progep publicou a Instrução Normativa n. 01/21/PROGEP.

Nela consta o modelo do planejamento das atividades a ser preenchido pelas chefias, e estão definidos os critérios para tratamento do controle de frequência, das ocorrências, registros e demais atos correspondentes.

Servidores que estejam desempenhando suas atividades totalmente de forma presencial devem registrar sua frequência através da identificação biométrica no relógio de ponto a partir do dia 18 de outubro.

Aqueles que desempenham suas atividades de forma remota ou híbrida, ao invés do registro biométrico, devem preencher e assinar o relatório de atividades que consta como anexo da IN, detalhando as atividades desempenhadas a cada mês.

O que ocorre nesta fase?

Na Fase 02 do Plano de Retomada, é possível a retomada gradual das atividades acadêmicas, continuando a maior parte delas ocorrendo de forma remota.

Ocorre também a retomada das atividades de pesquisa, retorno das aulas práticas e trabalhos acadêmicos práticos, além das atividades de último ano de curso de graduação.

As bibliotecas voltam a atender, assim como as clínicas escolas. Haverá também a retomada gradual das atividades do Colégio de Aplicação (Codap).

Nesta Fase 02, os bolsistas Prodap cujas atividades não podem ser realizadas remotamente devem retomar os trabalhos presenciais.

Ainda permanece suspenso o atendimento externo do Restaurante Universitário (Resun) e do Refeitório de Lagarto (RefLag).

Próximas fases

A evolução entre as fases do Plano de Retomada estabelecida a partir da avaliação dos indicadores definidos pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFS.

Outras informações

Questionamentos, dúvidas, esclarecimentos e casos omissos serão apreciados e respondidos pela Progep através do e-mail: progep@academico.ufs.br, ou pelos canais institucionais de comunicação.

Fonte: INFONET

Publicidade