PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
post
page
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
post
page
Publicidade

Sergipe inicia aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica

As escolas das redes públicas e privada de Sergipe iniciaram, na última segunda-feira, 22, e seguem até o dia 10 de dezembro, a aplicação dos instrumentais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). São esperados 81.899 estudantes nas redes públicas estadual, federal, municipal e rede privada matriculados em 3445 turmas avaliadas. A aplicação censitária engloba 74.072 estudantes. Farão a aplicação amostral cerca de 7.827 dos segundos anos das redes públicas e rede privada.

“As provas serão aplicadas nas categorias amostral e censitária, abrangendo o público-alvo das escolas públicas e privadas nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Já na de Educação Infantil serão aplicados questionários”, explica Jonnyely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliações Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

Na Escola Estadual Clodoaldo Alencar, em Aracaju, o Saeb foi aplicado para 52 alunos de turmas do 5º ano. A diretora da unidade, professora Maria Efigênia Barbosa, afirmou que a participação dos estudantes é o resultado de uma grande mobilização feita na escola, cujas atividades englobam a realização de simulados, aulões e diálogo com as famílias. “Nossa comunidade está muito entusiasmada com a prova. A gente faz um trabalho efetivo que começa logo no primeiro aninho, buscando sempre avançar nos índices educacionais”, declarou ela, lembrando que a escola conquistou nota 5,3 no Ideb de 2019.

Localizado em Porto da Folha, no Povoado Lagoa do Rancho, o Colégio Estadual Professora Clemencia Alves da Silva é outra escola que está engajada no Saeb. Diversas ações antecederam a aplicação da prova conduzidas pela equipe diretiva, juntamente com os professores e demais funcionários. “Temos priorizado a sensibilização dos nossos alunos, tornando clara para todos a importância da realização desta avaliação. Também entramos em contato com os alunos ausentes por meio de ligação telefônica, fazendo uma verdadeira busca ativa. A avaliação Saeb será aplicada hoje em nosso colégio às 18h30. Aguardamos nossos alunos com muito esmero e otimismo”, disse o diretor Fábio Júnior Fernandes.

Na rede municipal de Santana do São Francisco, a prova Saeb será aplicada a partir do dia 29 de novembro. A secretária de Educação do município, Svetlana Ribeiro, contou que o trabalho de engajamento teve início com reuniões com professores, seguido de orientações técnicas e de biossegurança para as escolas, além de busca ativa. “Fizemos também um momento de diálogo com os alunos, explicando a importância da avaliação, com uma fala motivacional. Vamos distribuir de kits com material escolar, em forma de agradecimento pela participação deles. Por fim, no dia da prova, a gente vai acompanhar de perto esse processo com a disponibilização de uma equipe que vai prestar toda a assistência às escolas”.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: Governo de Sergipe

Publicidade