Um boa notícia para os consumidores de energia elétrica: Em junho, a bandeira tarifária será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medida se deve ao surpreendente crescimento da vazão nos reservatórios das usinas hidrelétricas. 

“Esse cenário favorável reduziu o preço da energia (PLD) para o seu patamar mínimo, o que diminui os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e à geração de energia de fontes termelétricas. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, destacou a Aneel.

Vale destacar que as bandeiras tarifárias foram criadas para tornarem o preço das contas de energia mais transparentes, uma vez que as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Entretanto, “mesmo com bandeira verde é importante que o consumidor pratique ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia”, salientou a Aneel.

Leia também: Contas de energia ficarão mais caras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here