Helena de Araújo Barbosa, estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está entre os estudantes semi-finalistas do Programa Jovens Embaixadores 2019 (PJE). Eles viajarão no próximo domingo (30) para Brasília (DF) e ficarão até o dia 5 de julho, onde participarão do English Immersion Program (EIP/2019).

Estudante viaja no próximo domingo (30) para Brasília, onde ficará até 5 de julho

Lá, ela e outros selecionados, realizarão uma imersão na cultura estadunidense para aprimorar o inglês, desenvolver projetos de empreendedorismo social, conhecer jovens de outras regiões do país e interagir com diplomatas americanos.

A estudante conta que se sente honrada por representar Lagarto e que é uma grande responsabilidade, já que esta é historicamente uma cidade de poetas e intelectuais, além de ter construído muito de quem ela é hoje. “Sou paulista, radicada em Lagarto, mas boa parte da família do meu pai mora por aqui, a exemplo do meu primo Assuero Cardoso”.

Na época em que participou do Jovens Embaixadores, Helena era estudante do terceiro ano do Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas (Cepard) de Lagarto, e explica que precisou passar por uma prova escrita e oral em inglês, na qual tinha que solucionar alguns problemas do cotidiano, além de demonstrar conhecimento da cultura americana. A jovem também precisava estar engajada em alguma iniciativa de impacto social, e na época participava do Sarau da Caixa D’água e do Grêmio estudantil de seu colégio.

Helena estudou no Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas

Barbosa conta que suas expectativas se resumem basicamente à chance de trocar conhecimento com outros estudantes, além da oportunidade de poder gerar debates a respeito de sua comunidade.

“Vim do Conjunto Albano Franco, zona periférica de lagarto. Minha família ainda mora lá e muitos moradores da região precisam de ajuda, porque ainda é um bairro muito precário, apesar de contar com um polo da UFS. Nesse sentido, acho que a visibilidade do Albano, de Lagarto, será muito importante para que se promova uma reflexão acerca do local”, explica.

Além disso, a estudante conta que acha bacana a oportunidade de sair da zona de conforto e poder colocar o inglês em prática. “Em Lagarto, recebi muita influência de alguns familiares, então o contato com o idioma e a necessidade de aprendê-lo surgiu desde bem cedo. Além disso, tive professores de inglês excepcionais, tanto no Cepard como no curso, à exemplo de Rusel Barroso, da OACI Idiomas – e isso me ajudou bastante”, finaliza.

O Programa

O Programa Jovens Embaixadores (PJE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano e é coordenado no Brasil pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Programa é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos

O PJE é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here