Os brasileiros com idades entre 05 e 19 anos já podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo para tomar a dose da vacina contra o Sarampo. É que na última segunda-feira, 10, foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença pelo Ministério da Saúde (MS).

O dia D da mobilização contra o Sarampo será em 15 de fevereiro

A primeira etapa da campanha segue até o dia 13 de março com o objetivo de imunizar crianças e adolescentes, além de incentivá-las a atualizar o seu cartão de vacinação. Por isso, ao se dirigir ao posto de saúde, o cidadão deve portar documentos como o Cartão SUS e o Cartão de vacinação.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, Sergipe possui 48 mil pessoas dentro da faixa etária desta primeira fase da campanha contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. Além disso, em 2019, o estado registrou casos de Sarampo em  Aracaju (01), Areia Branca (01), Capela (02) e Estância (02).

Cabe destacar que o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas e a única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Já os sintomas vão desde febre acompanhada de tosse, passando por irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, até o mal-estar intenso. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here