A Justiça Eleitoral orienta que as pessoas aptas a votarem nas eleições municipais deste ano, baixem o aplicativo e-Título para que possam conferir seu local de votação e o número da respectiva seção. A orientação se deve ao fato de que várias seções eleitorais foram remanejadas, ou sejam, mudaram de local, para as eleições deste ano. 

O e-Título foi lançado em dezembro de 2017 e reúne dados eleitorais do cidadão e contabilizou mais de 20 milhões de downloads em 2018. Em Sergipe, mas de 100 mil eleitores já estão utilizando o aplicativo. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o objetivo é que o e-Título se transforme em uma central de serviços por dispositivos móveis. Ainda de acordo com a entidade, espera-se que em um futuro próximo, a maior parte do atendimento que hoje é realizada em cartório possa ser feita por dispositivos móveis, inclusive com a possibilidade de digitalizar e enviar os documentos necessários para realizar serviços como alistamento, transferência e revisão eleitoral.

Justificativa

O eleitor que estiver ausente de seu domicílio eleitoral deve justificar seu voto, de preferência, pelo e-Título evitando se deslocar até a seção eleitoral apenas para apresentar a justificativa. Já aqueles que não têm acesso a smartphone e à internet, podem justificar seu voto presencialmente em qualquer seção eleitoral. 

Como baixar o App

Em 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, ou seja, sem você precisar lembrar o número do seu título de eleitor.

App  pode ser baixado para  smartphone  ou  tablet nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, ao comparecer à seção eleitoral para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Com informações do TRE/SE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here