O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) recepcionou esta semana os novos residentes dos programas de Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia e Multiprofissional da unidade hospitalar, aprovados no Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare), processo seletivo centralizado do Ministério da Educação para hospitais universitários federais, aplicado neste início de 2021.

Para o HUL foram ofertadas cinco vagas para o Programa de Residência em Clínica Médica; duas para o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia; e 12 para o Programa de Residência em Atenção Hospitalar à Saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional).

Aprovada para a residência em Clínica Médica, Karine Costa Menezes disse da sua expectativa ao chegar no HUL. “Ser um período de grande aprendizado e evolução no âmbito profissional e pessoal, contando com diversificação dos campos de atuação prática, bem como com uma equipe de preceptoria com alta qualidade de ensino”, pontuou. “Além de ter maior conhecimento teórico prático, ter mais oportunidades no mercado médico, bem como oferecer uma medicina de qualidade aos meus pacientes”, observou.

Formação de especialistas em saúde

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Atenção Hospitalar à Saúde, tem características de pós-graduação lato sensu, na modalidade de treinamento em serviço em unidade hospitalar e redes conveniadas de saúde, em regime de dedicação exclusiva e tempo integral.

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica tem duração de 2 (dois) anos. Já o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia oferece 2 vagas e tem duração de 3 (três) anos. Todas as vagas possuem bolsa no valor regulamentado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Os programas de residência médica do HUL foram os primeiros a serem implantados no interior do estado de Sergipe, possuindo características de cursos de pós-graduação latu sensu, sob forma de treinamento em serviço.

“Os programas de residências médicas e multiprofissionais são modalidades de ensino de pós-graduação consideradas o padrão-ouro para a qualificação e formação de especialistas em saúde”, enfatiza o professor Fernando Every, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Lagarto. “Elas possibilitam o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à prática profissional”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here