O candidato de esquerda Pedro Castillo já se apresenta como vencedor da acirrada eleição presidencial de domingo (6) no Peru, embora as autoridades continuem sem anunciar um vencedor três dias depois, apesar de o professor rural superar por uma estreita margem a direitista Keiko Fujimori.

Castillo, que publicou mensagens em tom de vitória ao alcançar 50,20% dos votos contra 49,79% para Fujimori, após a apuração de 99,9% das urnas após as 2h locais (4h em Brasília) desta quinta-feira (10), segundo o órgão eleitoral peruano (ONPE).

O esquerdista recebeu o cumprimento do ex-presidente boliviano Evo Morales por sua “vitória”.

“Muitas felicidades por essa vitória, que é a vitória do povo peruano, mas também do povo latino-americano que quer viver com justiça social!”, tuitou o ex-presidente esquerdista indígena (2006-2019).

Em uma mensagem para simpatizantes na sede do partido Peru Livre, no centro de Lima, Castillo disse que seus observadores consideram certa a vitória no segundo turno. Ele pediu a seus seguidores que não caiam em provocações e inclusive agradeceu as felicitações por sua “vitória” enviadas por países da América Latina.

“Seremos um governo respeitoso da democracia, da atual Constituição e faremos um governo com estabilidade financeira e econômica”, disse Castillo na terça-feira à noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here