Sergipe registrou queda no número de casos de dengue. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo a secretaria, nos primeiros seis meses do ano (da primeira à 27ª semana epidemiológica) houve uma redução brusca no número de casos confirmados de dengue.
Foram registradas 1.286 notificações e 149 confirmações de dengue. No ano passado, neste mesmo período, foram 2.205 notificações e 798 confirmações. Em todo ano de 2020 foram notificados 5.285 casos e confirmados 1.847.
Apesar da redução nos números da dengue, houve um aumento nos casos chikungunya, onde foram quantificados 113 casos confirmados a mais, em relação ao mesmo período de 2020; a zika apresentou 18 confirmações a mais em relação ao mesmo período do ano passado, entretanto os números referentes à dengue,
De acordo com a SES, foram notificados 1.551 casos de chikungunya nos primeiros seis meses deste ano, sendo que 736 foram confirmados. No ano passado, neste mesmo período, foram 874 notificações e 623 confirmações. Em todo o ano de 2020 foram notificados 5.000 casos e 3.820 confirmações de chikungunya.
Este ano, da primeira à 27ª semana epidemiológica, foram notificados 125 casos de zika e 39 confirmações. Neste mesmo período, no ano passado, foram 121 notificações e 21 casos confirmados de zika. Em todo ano passado, foram 527 notificações e 188 confirmações.
A gerente do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, disse que é fundamental que os municípios estejam atentos a essas notificações, porque é baseado nos indicadores do sistema de informação que as áreas técnicas fazem a avaliação necessária e, junto ao próprio município, buscam conter o avanço das arboviroses. Além disso, orienta que as pessoas fiquem atentas aos sintomas.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/02/06/febre.jpg)





