Há um ano das eleições gerais de 2022, o Portal Lagartense entrevistou o presidente do Diretório Estadual do Democracia Cristã (DC) em Sergipe, Airton Costa. Na oportunidade, ele informou que o partido já definiu as pré-candidaturas do deputado federal constituinte José Maria Eymael para presidente da República; e do médico geriatra Antônio Cláudio para governador de Sergipe.
Segundo Airton, Eymael foi escolhido para pacificar o país e combater “essa polarização entre uma esquerda sectária e mentirosa e uma direita fundamentalista”. Ele também destacou que o nome do geriatra Antônio Claudio foi escolhido por conta de uma reivindicação feita pelo segmento dos aposentados e pensionistas. “Senador e vice-governador, nós estamos em conversas com várias pessoas, a exemplo de Teixeira Caminhões, Emanuel Cacho, Ivan Leite e Jorge Prado Leite. Então várias pessoas estão querendo se somar, mas tudo isso será decidido mais na frente”, completa.
Ainda na entrevista, Airton se mostrou ciente da dificuldade que é vencer uma disputa majoritária. Por isso, observou que o Democracia Cristã utilizará uma plataforma desenvolvimentista para convencer o eleitorado sergipano. “A máquina do estado é muito forte nas eleições, mas nós vamos para a eleição com pessoas de bem, que querem mudar o estado, além de um programa de governo moderno e que vai ser fácil do povo entender e se sentir atraído, até porque a população já está cansada desse grupo político que ai está”, comenta.

Na visão do presidente do DC em Sergipe, o grupo político liderado pelo governador Belivaldo Chagas já perdeu o seu prazo de validade e que a saída para atender aos principais anseios da população está na industrialização. “Se você tem uma indústria de ponta, você tem recursos para investir na educação, na saúde e na segurança. Então nossa plataforma parte do desenvolvimento econômico, para gerar emprego e renda, para poder fortalecer a educação, a saúde e a segurança pública”, justifica.
E completa: “O problema é que nosso estado parou no tempo. O governador somente se preocupa em nomear cargos em comissão para os seus aliados, sem se preocupar com a população que está morrendo sem emprego, sem saúde e sem segurança. Então nós estamos abandonados e a Democracia Cristã, modéstia parte, está para mudar a forma de governar. Nós queremos governar, em primeiro lugar, com o povo sofrido e trazendo inovações e desenvolvimento. Sem desenvolvimento não há espaço para outros caminhos”.
Entre as principais ações defendidas pelo DC em Sergipe estão a construção de um novo hospital de urgências, para amenizar a situação do Hospital João Alves Filho; instituir uma Polícia de Fronteiras, o fortalecimento do ensino integral, e a criação de uma universidade estadual e de polos industriais regionalizados.
DC liderado pelo Cabo em Lagarto
Em Lagarto, o Diretório Municipal do Democracia Cristã é presidido pelo ex-prefeito de Lagarto José Raymundo Ribeiro, popularmente conhecido como Cabo Zé. Ele assumiu o comando da sigla na tarde da última segunda-feira, 04 de outubro, quando esteve reunido com Airton Costa e o ex-deputado estadual Nelson Araújo.

Ao Portal Lagartense, Airton Costa garantiu que o Cabo terá total liberdade para conduzir a sigla no município. “Nós vamos dar total autonomia para o Cabo Zé tocar o partido em Lagarto. Então os lagartenses podem esperar muita luta, muito compromisso e muito avanço em toda a região”, disse.




