PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Governo Federal lança edital do Mais Médicos com vagas para Lagarto e região

mais_medicos

O Governo Federal lançou o edital do Programa Mais Médicos, que dispõe de 6.252 vagas, sendo cinco delas distribuidas entre os municípios de Lagarto (2), Simão Dias (2) e São Domingos (1), para repor profissionais de saúde em localidades que deixaram de ser atendidas pelo programa nos últimos seis anos.

Segundo o documento, há vagas para Aracaju, Canhoba, Cedro de São João, Frei Paulo, Indiaroba, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pedra Mole, Pirambu, Propriá, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.

Este é o primeiro chamamento público após o anúncio da retomada do programa, em 20 de março. Além disso, pela lista divulgada, 2.074 municípios serão beneficiados, mas as secretarias municipais de saúde deverão informar quantas vagas pretendem preencher, enquanto o Ministério da Saúde  pede prioridade no direcionamento dos profissionais a equipes de atenção básica que não têm médicos, ou que atendam populações que dependam exclusivamente do SUS e ainda a populações de ribeirinhos, quilombolas, assentados e indígenas.

Já a distribuição das vagas considerou critérios como a situação de vulnerabilidade social dos municípios, maior dependência do SUS para o acesso à saúde e a dificuldade para admitir novos profissionais. Por isso, a distribuição resultou em 47% das vagas para regiões de alta vulnerabilidade social, 27,5% a municípios de média vulnerabilidade; 10,6% estão indicadas a cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita, e o restante, 14,3%, serão vagas de reposição para os demais municípios.

Criado em 2013, o Mais Médicos tem o objetivo de garantir o acesso dos brasileiros à saúde nas Unidades Básica de Saúde, a chamada Atenção Primária, que é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade
Publicidade