No último sábado, 7, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a exoneração do sergipano Andrey Roosewelt Chagas Lemos, Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, pelo episódio de dança erótica realizada durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa).

De acordo com o Ministério da Saúde, Andrey “assumiu integralmente a responsabilidade pelo episódio inadmissível”. A pasta ainda informou que criou uma curadoria de eventos para evitar a ocorrência de atos semelhantes.
“O Ministério da Saúde reforça que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro. O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”, reforçou o MS.
Antes de ir para o Governo Lula da Silva 3 (PT), Andrey foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Aracaju e ocupou um cargo comissionado na Secretaria da Saúde da capital sergipana.
De acordo com o Ministério da Saúde, ele é Doutorando no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Políticas Públicas em Saúde (Fiocruz), Especialista em Ensino de História e Novas Abordagens e licenciado em História pela Universidade Tiradentes. Ele também coordenou o Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais e a Feira de Promoção da Saúde no Terreiro de Candomblé em Aracaju-SE.
“No Ministério da Saúde, servidor da carreira de tecnologista, atuou nas políticas de Saúde Integral da População Negra e população LGBT e foi apoiador institucional na atenção básica junto a estados e municípios. Assessorou a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho e a Câmara Técnica da Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde (CNS)”, acrescentou a pasta.





