PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Lagarto sediará quinta edição do Parlamento Jovem Sergipe

0b240032-7b57-4326-a7b1-a63ca39376c3

No dia 17 de setembro, a cidade de Lagarto sediará mais uma edição do projeto Parlamento Jovem Sergipe, em que os alunos da rede estadual se tornam vereadores por um dia, fazendo o devido uso da legislação e servindo de intermediários entre a população e o Poder Público.

A quinta edição no município de Lagarto foi uma iniciativa do Projeto Conexão Cidadã, desenvolvido no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, que já tem ações parceiras com a Universidade Federal desde 2023.

O Parlamento Jovem Sergipe é idealizado pela Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas (LARPP) — uma liga que, como o próprio nome indica, preocupa-se com questões relacionadas à cidadania, à democracia, à política e à representação popular. A LARPP foi fundada por estudantes da Universidade Federal de Sergipe, no campus de São Cristóvão, incluindo a lagartense Ângela Almeida, uma das fundadoras da liga e articuladoras da ação no município.

No último dia 12 de junho, a LARPP se reuniu com professores e estudantes da cidade de Lagarto interessados na iniciativa para esclarecer e discutir as etapas do projeto, que demandam preparação prévia para capacitar os alunos na missão política. Além disso, também foi realizada uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Lagarto, Washington da Mariquita (MDB), na qual foi discutida a possibilidade de sediar a simulação.

Participam desta edição estudantes do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, sob a orientação do professor Danilo Garcia do Nascimento e da professora Rosana Pereira Lima; do Colégio Estadual Silvio Romero, com os professores Felipe Trindade de Souza e Felipe da Fonseca Souza; do Centro de Excelência Dom Mário Rino Sivieri, orientados pelo professor Robson Souza da Silva; e do Centro de Excelência Professor José Cláudio Monteiro, acompanhados pelo professor Ícaro Menezes Santana Morbeck.

O projeto estimula estudantes à prática da democracia e da cidadania. Com elaboração de projetos, debates, simulações de sessões e representação política, o PJS permite que alunos vivenciem a experiência de atuação no Poder Legislativo.

Já realizado anteriormente em Aracaju e Porto da Folha, o Parlamento Jovem Sergipe tem como foco principal o estímulo ao pensamento politicamente engajado, incentivando os jovens a refletirem sobre os problemas locais que os afetam e a buscarem soluções reais para essas questões.

Publicidade
Publicidade