Mais um curso de formação está sendo disponibilizado gratuitamente aos lagartenses. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Lagarto, o Governo de Sergipe e o Sest Senat, uma turma de 20 alunos está participando do curso de Formação para Operador de Motoniveladora, com carga horária de 100 horas, divididas entre teoria e prática. Ao concluir o curso, os alunos recebem um certificado que valida sua aptidão para operar a máquina e, assim, conquistam uma nova possibilidade de profissão.
Tiago Santana é um dos alunos do curso. Ele já atua na área de operação de grandes máquinas como tratorista, mas decidiu aprender a operar um novo equipamento e, por isso, está participando do curso de motoniveladora. “Eu já tenho conhecimento sobre a motoniveladora, já tenho uma noção de como manusear, mas estou fazendo o curso para me aperfeiçoar e garantir o meu certificado, pois no futuro pode surgir uma oportunidade e eu já preciso ter esse certificado no meu currículo. Estou feliz por estar aqui e quero agradecer a todos que estão envolvidos para que a gente tenha esse novo aprendizado e possa realizar sonhos pessoais, porque tem muita gente que tem vontade de ter uma profissão como essa, mas não tem condições de pagar o curso”, disse.
Denisson Soares é monitor escolar e, apesar de ser um sonho antigo, este é o seu primeiro contato com grandes máquinas. “Eu me interesso por essa área desde criança, sempre tive vontade de aprender a manusear esse maquinário, mas estou tendo a oportunidade através desse curso gratuito. É bom demais estar aqui, uma sensação maravilhosa, não tem nem como explicar. A minha intenção é receber o certificado e seguir em frente nessa área”, pontua.
Professor do Sest Senat há nove anos e um dos responsáveis por ministrar o curso, Jackson Alves destaca a finalidade do curso e a economia que é gerada aos alunos por poder realizá-lo gratuitamente. “Fizemos uma parte teórica sobre segurança e questões ligadas à operação do equipamento e, agora, estamos iniciando as aulas práticas, assim teremos a oportunidade de aplicar aquilo que vimos na teoria. A média de mercado é de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00, depende do local, do que envolve o curso e de quantas horas de prática. Os alunos estão tendo uma oportunidade de ouro de fazer um curso desse nível gratuitamente, com um certificado de peso quando forem se apresentar em uma empresa que atua na área com um equipamento como esse”, conclui.
Realização do curso
O curso é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Qualifica Sergipe. Para capacitar os alunos, o Sest Senat disponibilizou dois professores, responsáveis por ministrar a teoria e a prática. A logística dos espaços para realização das aulas teóricas, bem como a disponibilidade da máquina e do terreno para as práticas, ficou sob responsabilidade da Prefeitura de Lagarto, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura (Semagri), Obras (Semob) e Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee).

“Esse curso representa um passo importante para o fortalecimento da mão de obra local. Graças à parceria entre o Governo do Estado, o Sest Senat e a Prefeitura de Lagarto, conseguimos oferecer qualificação em áreas estratégicas, como a operação de máquinas pesadas. Com isso, ampliamos as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribuímos para o desenvolvimento do nosso município. A formação desses profissionais vai gerar impactos positivos tanto para o setor agrícola quanto para outras áreas que dependem desse tipo de serviço especializado”, enfatiza o secretário de Agricultura, Luciano Júnior.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





