PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Assinadas ordens de serviço para construção de UBS, CAPS e pavimentação no bairro Pratas

IMG_7974

O último sábado, 4, foi marcado por momentos importante para os moradores do bairro Pratas, em Lagarto. O prefeito Sérgio Reis assinou a ordem de serviço para a construção de dois importantes equipamentos de saúde, sendo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte III e um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS iJ), ambos dentro do Novo PAC Saúde, do Governo Federal.

Durante a solenidade, o gestor também entregou uma surpresa aguardada pela comunidade: a autorização para a pavimentação da Rua Eedivaldo Júnior de Paria, uma demanda antiga dos moradores. 

“Estamos autorizando mais uma obra de calçamento e pavimentação, cumprindo o compromisso de melhorar a mobilidade urbana em Lagarto. Compromisso feito é compromisso cumprido, porque nosso trabalho é transformar ruas abandonadas em vias dignas, que melhorem a vida das pessoas e tragam desenvolvimento para a cidade”, destacou o prefeito.

A UBS Porte III terá 665,76 m² de área construída e contará com três equipes de Saúde da Família, três equipes de Saúde Bucal e profissionais multiprofissionais, oferecendo serviços médicos, odontológicos, de enfermagem, vacinação, acompanhamento de gestantes e programas de prevenção. O investimento da obra é de R$ 2,8 milhões.

Já o CAPS Infantojuvenil, com 608,16 m² de área, será voltado ao atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes, oferecendo oficinas terapêuticas, atendimentos individuais e em grupo, além de suporte às famílias. O valor da obra é de R$ 1,7 milhão. Juntas, as duas estruturas irão compor um polo de saúde no bairro, ampliando o acesso e a qualidade do atendimento.

O prefeito Sérgio Reis ressaltou a importância do momento e reiterou o seu compromisso com a saúde do município.

“Hoje é um dia de muita alegria, porque conseguimos destravar um projeto que estava parado e que corria o risco de perder recursos. Graças ao empenho da nossa equipe e ao trabalho iniciado pela ex-secretária Gorette Reis, estamos assinando a ordem de serviço para entregar à comunidade equipamentos de saúde que vão garantir mais qualidade de atendimento para o nosso povo”, reforça. 

O secretário de Saúde, Marlysson Magalhães, aproveitou o momento de discurso para destacar a importância da semana para a área, com ações e entregas importantes, a exemplo desta ordem de serviço.

“Foi uma semana especial para a saúde de Lagarto. Iniciamos com ações nas comunidades mais carentes, inauguramos nova clínica no bairro Matinha, demos início ao Outubro Rosa e anunciamos o incentivo financeiro para os agentes comunitários. E hoje, com o CAPS e a UBS no Pratas, o prefeito mostra mais uma vez que compromisso feito é compromisso honrado. O cuidado com a saúde mental, em especial das nossas crianças, é uma marca desta gestão”, disse. 

Representando o legislativo lagartense, o vereador Carlos Zezé de Avelino destacou a importância da conquista para a população do bairro Pratas.

“É uma grande satisfação ver a construção da UBS se tornar realidade, porque é um sonho antigo da nossa comunidade. 

Essa unidade vai fazer diferença no atendimento e no vínculo com as famílias. E o CAPS vem atender a uma necessidade urgente da nossa cidade, trazendo dignidade para quem mais precisa”, comemorou. 

A vereadora Manoela da Lagartense também reforçou o simbolismo da entrega. “Estar aqui hoje, ao lado de obras que antes foram abandonadas, só mostra o compromisso do nosso prefeito e a responsabilidade da nossa gestão. O bairro Pratas, Santo Antônio e toda a região agora recebem o investimento que merecem, com saúde de qualidade e respeito à população”, disse emocionada. 

População celebra e vislumbra um futuro melhor

O clima de comemoração tomou conta dos moradores do bairro, que enxergam nos investimentos a realização de antigas reivindicações. O líder comunitário Vertinho de Adalgizo lembrou a luta por melhorias.

“O compromisso que o prefeito fez há mais de um ano atrás hoje está sendo cumprido. Agora teremos dentista, atendimento de qualidade e uma UBS equipada. Essa gestão trouxe compromisso e trabalho para o nosso povo”, destacou o líder. 

A dona de casa Lídia Mari Ferreira, moradora da rua beneficiada pela pavimentação, ficou surpresa e muito feliz com o anúncio. “Moro ali na esquina e sei bem como era viver na lama. Era difícil até para ir à missa. Agora, com a UBS e a rua calçada, nossa vida vai melhorar muito. Sou hipertensa e ter o posto de saúde perto de casa é uma bênção”. 

A técnica de enfermagem Daísa Jesus Oliveira também celebrou a chegada dos equipamentos de Saúde para a região onde mora. “É maravilhoso saber que não vamos mais precisar ir para longe para ter atendimento de saúde. Minha mãe tem dificuldade de locomoção e agora tudo vai ficar mais perto. Estou muito feliz de presenciar esse momento para a nossa comunidade”, disse agradecida.

Publicidade
Publicidade