PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Vendas do varejo em Sergipe acumulam alta de 2,7% em 12 meses

Foto: Igor Matias

O volume de vendas do comércio varejista em Sergipe registrou alta de 0,2% no mês de agosto, frente a julho, mantendo-se praticamente estável na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período de 2024, o crescimento foi de 1,1%. No acumulado no ano, a alta foi de 1,0%; e, nos últimos 12 meses, de 2,7%. Os dados são da Pesquisa de Comércio (PMC), divulgados na última quarta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

Em agosto, a receita nominal do varejo em Sergipe aumentou 0,4% em relação a julho. Na comparação anual, o acréscimo foi de 3,7%. No acumulado no ano, a alta foi de 4,5%; e, nos últimos 12 meses, de 5,8%.

A avaliação de vendas no varejo, realizada pelo IBGE, refere-se à quantidade de produtos vendidos no comércio varejista em um determinado período. O estudo engloba diversos setores, incluindo alimentos e bebidas, vestuário e moda, eletrônicos e tecnologia, móveis e decoração, artigos para casa e jardim, saúde e beleza, lazer e entretenimento, peças automotivas, entre outros.

“Esse crescimento acumulado é um indicativo de que o setor vem contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento da economia do Estado”, explicou a gerente de Estudos Socioeconômicos do Observatório de Sergipe, Michele Dória.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas no estado apresentou uma variação de 0,1% em relação a julho. Frente a agosto de 2024, apresentou uma variação negativa de 0,9%. No acumulado do ano, o setor pontuou uma leve queda de 0,2%, enquanto nos últimos 12 meses subiu 1,8%.

A receita do varejo ampliado apresentou uma variação de 0,2%, em comparação a julho, quando cresceu 2,0%. Já em relação ao mesmo período de 2024, o aumento foi de 1,9%. O acumulado no ano apontou crescimento de 3,5%, e nos últimos 12 meses avançou 5,2%.

Cenário nacional

Na comparação com julho, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista também permaneceu praticamente estável, com variação de 0,2%. As maiores altas foram registradas nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.

Já as menores variações negativas foram pontuadas no Amapá, Rondônia, Espírito Santo, Roraima, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Sergipe, juntamente com o Pará, ocupa a 15º posição no cenário nacional.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade