Na última terça-feira, 02, o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) outorgou o Selo de Prata à Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, em solenidade realizada no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, situado no edifício-sede do MPSE, em Aracaju. A medida reconhece os esforços pedagógicos mobilizados pela unidade no combate à violência contra as mulheres.
De acordo com a professora Patrícia Monteiro, para conquistar o Selo de Prata a Escola Municipal Frei Cristóvão promoveu discussões sobre violência nos ambientes familiar, profissional e escolar. “Também discutimos questões de gênero, assistimos a documentários e produzimos cartazes e quadrinhos. Agora, espero que nossos alunos tenham mais facilidade para combater a violência dentro e fora de suas casas”, acrescentou.
A aluna Kelly Mello celebrou a conquista do Selo. “É muito importante ver o nosso trabalho sendo reconhecido. Foram muitos ensaios, apresentações, projetos e documentários que nos ensinaram muitas coisas sobre a mulher. Por isso, espero que todos os nossos colegas levem esses ensinamentos para a vida”, destacou.
Para o secretário-executivo da Educação, professor Anselmo Vital, a conquista também é resultado do compromisso que Lagarto tem com a promoção de uma escola que protege. “Alcançar o Selo Escola Sem Violência é ratificar o compromisso que a Secretaria Municipal da Educação tem com a escola que protege, tanto é que o ponto culminante para esse resultado é a cartilha que já versa sobre a escola sem violência e que está sendo amplamente difundida nas escolas de Lagarto. No próximo ano, estaremos no pódio ouro, porque nosso trabalho assegura isso”, enfatizou.
Já o professor responsável pelo Programa Escola que Protege na Rede Municipal de Ensino de Lagarto, Marcel Almeida, ressaltou a importância da conquista e convocou as demais escolas da Rede Municipal de Ensino a aderirem ao Escola Sem Violência. “Convoco todas as escolas de Lagarto a participarem dessa iniciativa de propagar que nenhuma violência contra as mulheres pode acontecer em nossa cidade. Vamos juntos, porque este Selo representa um combate efetivo a qualquer tipo de violência contra as mulheres e meninas do nosso município”, completou.
O Selo Escola Sem Violência
O Selo Escola Sem Violência é uma iniciativa do Ministério Público de Sergipe que reconhece escolas (públicas e particulares) que implementam ações de prevenção e combate à violência contra meninas e mulheres. As escolas são certificadas em duas categorias: Selo Ouro e Selo Prata. A iniciativa se baseia na Lei Federal nº 14.164/2021, que inclui conteúdo sobre o tema nos currículos e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





