PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Vendas do varejo em Sergipe acumulam alta de 1,2%

IMG_4341

Sergipe apresentou variação positiva de 0,7% no volume de vendas do comércio varejista no mês de novembro de 2025, frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Em comparação ao mesmo período de 2024, foi registrado um crescimento de 2,0%. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisadas pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

Considerando o acumulado do ano até novembro de 2025, o varejo no Estado obteve alta de 1,1%, enquanto no recorte dos últimos 12 meses, o crescimento somou 1,2%. Já dados referentes à receita nominal do varejo, ainda em novembro, apontam um crescimento de 0,8% em relação a outubro. Na comparação anual, o acréscimo foi de 4,7%. No acumulado no ano, a alta foi de 4,5%; e, nos últimos 12 meses, de 4,7%.

“Novembro consolida a tendência de um leve e constante crescimento do comércio em Sergipe”, destacou o subsecretário de Estudos e Pesquisas da Seplan, responsável pelo Observatório de Sergipe, Ciro Brasil.

Varejo ampliado

Na categoria de varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas no estado apresentou um crescimento de 2,1% em relação a outubro. Em relação a novembro de 2024, apresentou uma variação de 1,9%. No acumulado do ano, o setor pontuou uma leve queda de 0,1%, enquanto nos últimos 12 meses subiu 0,2%.

Já na receita do varejo ampliado, a variação em relação ao mês anterior foi de 1,6%, registrando uma aceleração em comparação aos 0,7% de alta de outubro. Em relação ao mesmo período em 2024, a receita apresentou um crescimento de 5,3%. O acumulado do ano avançou 3,5%, e, nos últimos 12 meses, 3,9%.

Cenário nacional 

A pesquisa, considerando o ajuste sazonal, também apontou um crescimento de 1,0% no comércio varejista em todo o Brasil em novembro, frente ao mês de outubro. As unidades federativas com maiores altas foram Rondônia (9,2%), Roraima (4,5%), Espírito Santo (4,3%), Mato Grosso (4,1%) e Maranhão (2,7%). Já as menores variações negativas foram registradas em Tocantins (-1,9%), Goiás (-1,6%), Rio de Janeiro (-0,7%) e Amapá (-0,2%).  Sergipe, juntamente com São Paulo e Paraíba (0,7%, os três), ocuparam a 17ª posição no cenário nacional.

Nos últimos 12 meses, ainda considerando o volume de vendas do comércio varejista, o país cresceu 1,5%. Os principais destaques foram Amapá (6,9%), Paraíba (5,3%), Santa Catarina (5,2%), Distrito Federal e Rio Grande do Norte (4,1%, ambos) e Alagoas (3,6%).

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade