A Prefeitura de Lagarto, por meio das secretarias municipais de Obras (Semob) e de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), deu início, ao longo da tarde da última quinta-feira, 19, a uma série de ações preventivas para reduzir os efeitos das chuvas previstas no município.
Um alerta para chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos nas próximas 48h já foi enviado à população via Defesa Civil. O trabalho, que envolve a limpeza de bueiros e a desobstrução da rede de drenagem, começou no bairro Santa Terezinha e seguiu no Ademar de Carvalho.
“Assim que recebemos o alerta, colocamos a equipe de prontidão para fazer o trabalho de limpeza em pontos críticos da cidade. Estamos presentes para amenizar os problemas”, aponta o secretário municipal de Obras, Camilo Roriz.
A proatividade e a intensificação dos serviços pode ser decisivo para melhorar a resiliência da cidade, como explica o diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Sílvio Prado. “É um trabalho preventivo dentro do mapeamento das áreas de risco que nós fizemos. Hoje, em parceria com a Semob, viemos fazer uma intervenção técnica, a partir da instalação de algumas manilhas, sobretudo nas vias em pontos mais baixos. Também trouxemos a máquina para uma limpeza, assim nos preparemos melhor para esse período de quadra chuvosa”.

Diretor da Defesa Civil de Lagarto, tenente-coronel Silvio Prado. (Fotos: Neto Vieira / Secom PML)
As recomendações para os cidadãos em dias de chuva com as características descritas no alerta são de não permanecer em ambientes aquáticos como rios, piscinas, barragens; evitar andar em terrenos descampados como campos de futebol, praias, mata aberta e não atravessar passagens molhadas quando cobertas pela água ou interditadas pelo órgão de trânsito (DTTU).
Em caso de emergência é possível utilizar gratuitamente o número 199, com funcionamento 24 horas.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





