A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri), recebeu na última sexta-feira, 20, no povoado Urubu Grande, a visita técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Sergipe. A agenda ocorreu em uma casa de farinha da comunidade e teve como objetivo iniciar um processo de adequação das unidades produtoras e avançar na proposta de criação de uma cooperativa municipal de farinha, fortalecendo a produção local e ampliando as oportunidades de comercialização.
Durante a visita, foram analisadas as condições da estrutura, os processos de fabricação e as possíveis adequações necessárias para garantir o registro junto ao Ministério da Agricultura e a regularização sanitária. A iniciativa busca elevar o padrão de qualidade do produto, agregar valor à farinha de Lagarto e ampliar sua inserção no mercado formal.
A proposta em construção prevê a criação de uma cooperativa que reúna os produtores do município, permitindo a comercialização em maior escala, fortalecendo a marca da farinha lagartense e reduzindo a dependência de atravessadores. A ideia é que o lucro permaneça no próprio município, impulsionando a economia local e garantindo mais renda aos produtores.
O secretário municipal da Agricultura, Luciano Alves, destacou a importância da parceria institucional. “Essa visita do Ministério da Agricultura marca um passo importante para o fortalecimento da nossa produção. Estamos construindo uma parceria sólida entre Prefeitura, Ministério e produtores para organizar a cadeia da farinha no município. O objetivo é mobilizar os produtores para a criação da cooperativa, buscar as adequações necessárias e garantir que a farinha de Lagarto ganhe ainda mais qualidade, valor agregado e espaço no mercado”, afirmou.
O auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura em Sergipe, José Maurício, explicou que a visita tem caráter técnico e estratégico. “O objetivo da visita foi iniciar uma parceria com a Prefeitura e com as lideranças dos produtores de farinha para buscarmos a adequação das fábricas e o consequente registro no Ministério da Agricultura, além da regularização sanitária. Isso permite que a gente alcance um produto de excelente qualidade, com maior valor agregado, beneficiando a rentabilidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade da atividade. Vamos estabelecer um planejamento de ações junto à Prefeitura e à Secretaria de Agricultura para avançarmos nesse processo”, destacou.
Para Yuri Patrício, gerente de uma casa de farinha do povoado Urubu Grande, a proposta representa uma oportunidade de crescimento coletivo. “A gente já vinha conversando com o secretário Luciano e com a equipe da Agricultura sobre essa ideia. Trouxeram o pessoal aqui hoje para ver o que pode ser melhorado no sistema de fabricação. Eu gostei bastante da proposta da cooperativa e vou me organizar junto com eles para ver o que a gente pode ajustar para que esse projeto dê certo”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





