A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Conselho Municipal de Saúde, convidam toda a população lagartense, profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para participarem da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá no dia 02 de julho de 2026, das 8h às 18h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, localizado no Bairro Cidade Nova.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de Junho e podem ser realizadas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXf9npbpI9FsA85m3B5r_09jWpxcdn32jBDgYG2cBVhAkgiQ/viewform
Com o tema central “Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência será um importante espaço de diálogo, participação social e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde. O encontro reunirá usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços para discutir os desafios e as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a definição de diretrizes que orientarão as ações de saúde no município.
Marlysson Magalhães, secretário municipal de Saúde, ressaltou a importância da conferência como um espaço de fortalecimento da cidadania e da construção coletiva das políticas públicas. “A saúde pública se fortalece quando é construída com a participação de todos. A Conferência Municipal de Saúde é um momento de escuta, diálogo e compromisso com o futuro da nossa cidade. O tema deste ano reforça que cuidar da população é uma responsabilidade compartilhada e que o SUS continua sendo uma das maiores conquistas sociais do nosso país. Por isso, é fundamental que usuários, profissionais, gestores e toda a sociedade participem desse debate, contribuindo para a construção de propostas que atendam às reais necessidades da população lagartense”.
Ernania Leite, presidente do Conselho Municipal de Saúde, destacou a importância do envolvimento da população na construção das políticas públicas de saúde. “É fundamental que todos participem ativamente da Conferência Municipal de Saúde. Este é um espaço democrático onde usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade podem apresentar propostas, discutir necessidades e contribuir para o fortalecimento do SUS em nosso município. Participar é exercer a cidadania e ajudar a construir uma saúde cada vez mais eficiente, humana e acessível para todos.”
A 9ª Conferência Municipal de Saúde é aberta ao público e uma oportunidade para que a população participe ativamente das decisões que impactam a saúde no município. A presença de todos é essencial para fortalecer o SUS e contribuir para a construção de propostas que atendam às necessidades da comunidade lagartense.
Fonte: Prefeitura de Lagarto




