PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Prefeitura de Lagarto beneficia quase 200 pacientes com nova entrega de aparelhos auditivos

WhatsApp Image 2026-07-28 at 14.57.25 (1)

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), iniciou nesta semana a entrega de mais 24 aparelhos auditivos para pacientes acompanhados pelo serviço especializado. Ao fim desta etapa, serão quase 200 dispositivos distribuídos, fazendo com que o município ultrapasse a marca de 300 aparelhos auditivos entregues somente em 2026.

A entrega faz parte do processo de reabilitação auditiva desenvolvido pelo CER III. Antes de receber o aparelho, cada paciente passa por consulta com o médico otorrinolaringologista, que avalia a necessidade do uso do dispositivo. Em seguida, é realizada a adaptação pela equipe de Fonoaudiologia, responsável pela regulagem e pelas orientações necessárias para que o equipamento proporcione o melhor resultado possível.

Para o secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, a iniciativa demonstra o compromisso da gestão em garantir acesso a tratamentos especializados humanizados que vêm transformando vidas. “Quando entregamos um aparelho auditivo, não estamos oferecendo apenas um equipamento, estamos devolvendo autonomia, comunicação e qualidade de vida para pessoas que, muitas vezes, enfrentaram anos de dificuldades para ouvir e conviver socialmente. Chegar à marca de mais de 300 aparelhos entregues neste ano é resultado de uma gestão que trabalha para ampliar o acesso aos serviços especializados e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado.”.

Reabilitação transforma rotina e devolve autonomia aos pacientes

Segundo o médico otorrinolaringologista Gustavo Lima, a perda auditiva vai muito além da dificuldade para ouvir. “A perda de audição é uma queixa muito comum e está associada a outras condições, inclusive déficits neurológicos. O paciente deixa de participar das conversas, se afasta do convívio com amigos e familiares e perde qualidade de vida. Com o aparelho auditivo, ele recupera não apenas a audição, mas também a possibilidade de voltar a interagir e viver melhor.”.

Há mais de 14 anos convivendo com a perda auditiva, Roniclay Hora, de 32 anos, aguardava com expectativa o momento de receber o aparelho. “Eu nunca tinha usado aparelho auditivo e imaginava que seria aquele modelo grande. Tinha receio e até vergonha por causa do problema que tenho no ouvido. Hoje estou muito feliz porque vou voltar a ouvir. Antes, muitas vezes eu fingia que estava ouvindo. Agora vou poder ouvir de verdade. Tenho esperança de que minha vida melhore bastante.”.

A fonoaudióloga Francyelle Vieira destaca que o processo de adaptação representa um recomeço para muitos pacientes. “Quando o paciente volta a ouvir, ele volta a se comunicar com a família, com os amigos e com a sociedade. Muitas pessoas chegam até nós vivendo em isolamento social e até enfrentando quadros de depressão pela dificuldade de comunicação. O aparelho auditivo devolve essas conexões e resgata a dignidade.”.

Quem também comemorou a entrega foi Eliane do Nascimento, de 50 anos, que esperava pelo aparelho havia mais de dois anos. “Estou me sentindo muito feliz. Ainda estou me acostumando, mas já percebo que estou ouvindo melhor. Esperei mais de dois anos por esse momento e hoje poder voltar a ouvir direito é uma das melhores coisas que poderiam acontecer”.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Publicidade
Publicidade