PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Faculdade Ages, em Lagarto, recebe o Encontro Regional da juventude

Encontro Regional da juventude

Na última quarta-feira (4), o auditório da Faculdade Ages, em Lagarto, recebeu o Encontro Regional da juventude. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE 2).

O tema do encontro foi “Empreendedorismo Social e Protagonismo”, discutido com os alunos através de palestras, oficinas e compartilhamento de experiências. O objetivo foi contribuir com a implementação de uma política voltada ao público juvenil, priorizando o empreendedorismo social dos alunos nas escolas.

Estiveram presentes os estudantes das sete cidades circunscritas à DR2 (fotos:Eugênio Barreto/Seduc).

O evento contou com a presença de aproximadamente 280 estudantes das sete cidades circunscritas à DRE 2, que são: Lagarto, Boquim, Simão Dias, Riachão do Dantas, Salgado, Tobias Barreto e Poço Verde.

De acordo com a diretora da DRE 2, Daniela Santos Silva, os jovens levarão as propostas do encontro para as suas escolas e terão um tempo de aproximadamente dois meses para executá-las. Ao término do ano, eles apresentarão as ações exitosas.

Diretora da DR2, Daniela Silva.

“Nosso objetivo é desenvolver a cultura do protagonismo dentro da escola para que, futuramente, os estudantes possam ser vistos como pessoas capazes de solucionar problemas. Além disso, o empreendedorismo social é uma temática muito importante no momento, e buscamos desenvolver no estudante a inovação, o uso da tecnologia, da criatividade e da cooperação, além do trabalho em equipe”, explicou Daniela Silva.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, que esteve no evento representando o superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana, disse que para ela, levar essa temática aos jovens é de grande importância.

“Despertar neles esse sentimento é um dos papéis da escola, e a Seduc, neste momento, está muito empenhada nessa linha de trabalho”, disse Passos.

“As escolas precisam dialogar com os problemas que a sociedade vive. O protagonismo e o empreendedorismo social objetivam despertar no estudante o aprofundamento sobre essas questões que afetam o cotidiano deles, para que possam promover a mudança. Despertar neles esse sentimento é um dos papéis da escola, e a Seduc, neste momento, está muito empenhada nessa linha de trabalho”, afirmou.

Atividades

Durante o encontro foram realizadas atividades durante a manhã e a tarde, sendo a primeira delas uma palestra ministrada pela diretora da DR2, Daniela Silva, que falou sobre “Identidade, Pertencimento e Empreendedorismo Social”. Logo em seguida foi a vez da assessora da Frente de Gestão do NGETI, Jociela Morais, falar sobre Protagonismo Juvenil.

Em seguida foram proferidos relatos de experiências exitosas sobre protagonismo e projeto de vida e painel com grêmios estudantis. Foi realizada ainda apresentação das ações da Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv/Seduc), com o coordenador Fredson Santana. Houve ainda um painel com movimentos estudantis e mesa-redonda com debates sobre as temáticas do evento.

Com informações da Seduc

Publicidade
Publicidade