Na última terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) emitiu um alerta a população sergipana sobre um golpe que está sendo aplicado via internet sobre a cobrança fraudulenta da taxa de incêndio. A ação criminosa já fez quatro vítimas em Sergipe.
Segundo a corporação, o golpe funciona da seguinte forma: O cidadão recebe por e-mail um boleto de cobrança da taxa de incêndio, do Bradesco, enviado pelo endereço do Outlook e não pelo e-mail oficial da corporação. No texto, há informações falsas, contendo leis que são usadas apenas no estado de Minas Gerais. Então a vítima efetua o pagamento de uma taxa que não foi cobrada.
Diante disso, o corpo de bombeiros alertou a população informando que seus boletos com cobranças de taxas não são enviados por e-mail e que a instituição somente tem convênio com o Banco do Estado de Sergipe (Banese).
Cabe destacar que em alguns casos, o Corpo de Bombeiros cobra taxas, como em fiscalização, vistoria, análises de projetos ou processos simplificados de regularização de estabelecimentos comerciais. Há também cobranças referentes à regularização de residências e residencial multifamiliar que são previamentes agendados pelo site dat.cbm.se.gov.br. ou nos quartéis do Corpo de Bombeiros. Entretanto, “Todos os boletos devem ser solicitados pelo site oficial, onde o próprio contribuinte gera o boleto de pagamento”, frisou a Corporação.
“Até o momento, quatro vítimas entraram em contato e prestaram queixa oficialmente à Corporação. Aqueles que foram lesados ou receberam algum e-mail devem fazer um boletim de ocorrência levando os prints dos e-mails recebido para comprovar a fraude. As vítimas que receberem qualquer e-mail com cobrança indevida podem entrar em contato com as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e do interior ou através do telefone 193”, orientou o Corpo de Bombeiros.






