PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Pequenas e médias empresas já podem financiar as suas folhas de pagamentos

Contando-dinheiro-696x500

Os pequenos e médios empresários já podem se dirigirem aos bancos para solicitarem o crédito emergencial para quitarem as suas folhas de pagamento neste período de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). É que, na última segunda-feira, 6, a medida lançada pelo governo federal foi regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Brasil (BC).

Com isso, estão liberados R$ 40 bilhões de crédito para que cerca de 1,4 milhão de pequenas e médias empresas, que empregam 12,2 milhões de trabalhadores que ganham até dois salários mínimos, possam manter a folha de pagamento pelos próximos dois meses. A taxa de juros será de 3,75% ao ano (atual taxa Selic), com seis meses de carência e 36 meses para o pagamento.

Cabe destacar que o limite de financiamento é de dois salários mínimos. Ou seja, se o trabalhador ganha mais de dois salários mínimos, a empresa terá de complementar o salário. Além disso, ao contratar o crédito, a empresa assume o compromisso de não demitir o funcionário nesse período de dois meses.

Segundo o BC, “para assegurar a destinação dos recursos e o cumprimento dos objetivos do programa, empresas e sociedades beneficiárias deverão ter as folhas de pagamento processadas pelas instituições financeiras participantes, além de se comprometerem a prestar informações verídicas e a não utilizar os recursos para finalidades distintas do pagamento de seus empregados. Os recursos tomados serão depositados diretamente nas contas dos funcionários”.

A concessão das operações de crédito emergencial pelas instituições bancárias no âmbito do programa vai até 30 de junho de 2020. 

Publicidade
Publicidade