Proibida pela Justiça, que atendeu a pedidos de proprietários de imóveis, a centenária Silibrina de Lagarto não pôde ser realizada na noite da última terça-feira, 31 de maio. Contudo, muitos cidadãos preferiram não deixar a data passar em branco e foram as ruas soltar fogos de artifício e fazer a tradicional guerra de espadas juninas.
O ato popular, que pode ser visto em alguns pontos da cidade, chamou a atenção de todos que curtem a queima de fogos, tanto é que não faltaram espectadores para cada ato realizado, inclusive nas redes sociais, uma vez que nem todos puderam deixar as suas residências.
Além disso, conforme determinado pela Justiça, a Polícia Militar foi acionada para conter a queima de fogos, mas o ato parece ter sido sem sucesso. Imagens obtidas pelo Portal Lagartense mostram policiais atirando para cima na tentativa de dispersar os cidadãos, que atiraram fogos de artifício contra eles. Confira:
Vale lembrar que a tradicional Silibrina de Lagarto estava sem ser realizada há dois anos por conta da pandemia de COVID-19. Entretanto, nem mesmo a crise sanitária impediu os cidadãos de relembrarem o evento que tradicionalmente é festejado no dia 31 de maio. Em 2020, por exemplo, vários cidadãos improvisaram uma mini-silibrina nas ruas da cidade.





