PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Delegacia Virtual da Mulher completa primeiro ano com atendimento a 331 mulheres em SE

capa-devirmulher (1)

Criada com o objetivo de facilitar o acesso das vítimas de violência doméstica e em razão de gênero às medidas protetivas, a Delegacia Virtual da Mulher (Devir Mulher) – iniciativa que integra o Projeto Poly – completa um ano nesta quarta-feira, 21. Neste primeiro ano de funcionamento da plataforma desenvolvida pelo Núcleo de Modernização Tecnológica da Polícia Civil (Numit), a Devir Mulher realizou 331 atendimentos com escuta qualificada feita por oficiais investigadoras qualificadas para a proteção das vítimas de violência. A média de concessão de medidas protetivas de urgência pelo Judiciário é de 94%, chegando a mulheres de 45 municípios sergipanos. Os dados são referentes aos números consolidados até 30 de abril deste ano.

Dentre os casos mais denunciados à Devir Mulher, estão ameaça, lesão corporal, difamação, injúria e stalking (perseguição), além de práticas criminosas como violação de domicílio, dano e violência psicológica.

Para a oficial investigadora Daniela Porto, a Devir Mulher e o Projeto Poly consolidaram-se como mecanismos essenciais para a proteção das mulheres vítimas de violência em Sergipe. “É uma das iniciativas mais importantes da história da Polícia Civil no enfrentamento à violência contra a mulher no estado. É mais que uma plataforma, é uma forma ágil e segura de cuidar da vítima e retirá-la do contexto de violência”, avaliou.

Segundo o oficial investigador Marco Antônio, a atuação da Devir Mulher e do Projeto Poly vão além de  números. “Nossa missão é assegurar que cada vez mais mulheres saiam do ciclo de violência. Estamos focados no acolhimento, respeito e acesso ágil à Justiça para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. Os números só reforçam esses nosso compromisso e o resultado que a nossa missão vem apresentando à sociedade e, principalmente, às vítimas”, evidenciou.

Acesso e procedimentos

Para acessar a Delegacia Virtual da Mulher, a vítima pode entrar no site https://portalcidadao.ssp.se.gov.br/DelegaciaVirtual e selecionar a opção ‘Violência Doméstica contra a Mulher’, onde terá acesso a um atendimento seguro voltado à preservação dos direitos das mulheres.

O funcionamento da plataforma Devir Mulher está estruturado em quatro etapas, que dão celeridade às análises de cada denúncia e garantem maior agilidade no contato com a vítima e na representação da autoridade policial pela medida protetiva de urgência. A primeira fase consiste nos levantamentos acerca do caso. Em seguida, é feito o contato para marcação da chamada de vídeo com a vítima. Na terceira fase, a equipe da Devir Mulher realiza o contato por videochamada. Por fim, é feita a solicitação de medida protetiva ao Tribunal de Justiça.

Delegacia Virtual da Mulher

A Devir Mulher integra o Projeto Poly, iniciativa que nasceu da necessidade de enfrentamento à violência doméstica e familiar, em conformidade com a Lei nº 14550/2023, que facilitou o acesso à medida protetiva. A partir dessa iniciativa, a Polícia Civil, por meio do Numit, implementou um novo protocolo em que não há mais a necessidade de comparecimento da vítima à delegacia. O protocolo engloba policiais mulheres que atendem todas as vítimas de violência por meio virtual, aumentando a efetividade das investigações e responsabilização criminal dos autores de violência contra a mulher.

Fonte: SSP/SE

Publicidade
Publicidade