A Prefeitura de Lagarto, por meio do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), realizou num trabalho de mobilização e orientação junto à população para garantir a segurança e a boa fluidez do tráfego durante a 1ª Festa do Vaqueiro e Cavalgada de Lagarto, que acontece neste sábado, 01.
A ação teve como objetivo principal informar sobre as mudanças no trânsito e conscientizar os motoristas e moradores da região quanto à importância da colaboração de todos.
Neste sábado, o trecho entre a Igreja do Povoado Santo Antônio e a Rodovia SE-170, nas proximidades do Bar do Painho, será interditado a partir das 13h, com liberação prevista para após o encerramento da festa.
O DTTU orienta aos condutores evitarem o trajeto e utilizarem vias alternativas, além de reforçar que apenas veículos oficiais e de apoio terão acesso à área isolada. De acordo com o diretor do Departamento, Juliano Prata, a medida visa garantir a segurança viária e a integridade física dos participantes e espectadores.
“A Festa do Vaqueiro e Cavalgada também depende da compreensão e colaboração da comunidade. Com essa mobilização, a gente objetiva garantir que todos possam aproveitar a festa com segurança. As interdições e restrições de estacionamento são medidas temporárias e necessárias para evitar acidentes e manter o fluxo controlado. Por isso, além de mobilizar a população, também orientamos que aquelas pessoas residentes no entorno estacionem seus veículos nas ruas paralelas, já que não será permitido o trânsito ou a saída de garagens durante o período de interdição”, explicou.
Moradores da região, Milton Campos e Chaiane Nascimento aprovaram a iniciativa e falaram sobre a importância do trabalho prévio realizado pelo DTTU e destacam a expectativa para a cavalgada. “O aviso antecipado é muito bom, pois o pessoal fica ciente e o evento pode acontecer da melhor forma possível. Essa é uma ação bastante positiva, inclusive, também ajuda na organização das vias. Estou pronto para ver a cavalgada passar na frente da minha casa, de camarote”, pontuou.
Por sua vez, Chaiane Nascimento, que é professora na comunidade, se mostrou surpresa com a ação. “Eu não estava esperando, pois a gente não está acostumado a ver esse tipo de mobilização. Fico feliz por esse ato realizado pela gestão, de informar a população sobre como serão os procedimentos de trânsito no dia da cavalgada. Agora é só se arrumar e esperar a festa acontecer”, disse sorridente.
Na última quinta-feira, 30, foi publicada no Diário Oficial do Município a Portaria 002/2025, que dispõe de orientações aos moradores e participantes da festa. O diretor da DTTU enfatizou que a divulgação desse documento, assim como a entrega de comunicados à população é, também, uma forma de cuidar da segurança de todos que vão participar da Cavalgada. “Com a interdição temporária e a proibição de estacionamento em determinados trechos, conseguimos organizar melhor o trânsito, evitar congestionamentos e garantir que moradores e visitantes possam aproveitar o evento com mais tranquilidade”, disse Juliano Prata.





