PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Eleitores de Riachão do Dantas estão impedidos de serem presos até terça-feira

urna-eletronica-polemicas-eleicoes

De acordo com o que estabelece o calendário eleitoral das eleições suplementares, desde a última terça-feira (27), nem um dos 16.147 eleitores riachãoenses poderão ser presos até às 17h da próxima terça-feira (3). Uma vez que, no próximo domingo (1°), eles escolherão o seu novo prefeito e vice-prefeito.

Diante disso, por determinação da Justiça Eleitoral, a Companhia de Policiamento local que é subordinada ao 7° Batalhão de Polícia Militar (7°BPM) teve a sua disponibilidade transferida para o 6°BPM, de Estância. Uma vez que o cartório eleitoral responsável pela eleição está situado em Boquim, que é uma região de abrangência do citado batalhão.

Contudo, até às 17h da próxima terça-feira, os eleitores podem ser presos em três situações previstas no Código Penal Brasileiro, tais como: em caso de flagrante de crime, quando há sentença criminal condenatória por crime inafiançável (racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos, terrorismo e ação de grupos armados contra a ordem constitucional).

A última exceção é para a autoridade que desobedecer salvo-conduto. Funciona assim: o juiz eleitoral ou o presidente de mesa pode expedir uma ordem específica para proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. A autoridade que desobedecer o salvo-conduto pode ser detida por até cinco dias.

Eleição suplementar teve locais de votação ampliados

Para comportar os 16.147 eleitores de Riachão do Dantas, no próximo domingo (1°),  a Justiça Eleitoral aumentou de 18 para 22 o número de locais de votação para a eleição suplementar. Eles estarão instalados em espaços públicos da administração municipal e estadual, especialmente em escolas públicas. Com isso, serão disponibilizadas 55 secções eleitorais, sendo três estruturas instaladas na sede do município e 19 nos povoados.

A votação será iniciada às 08h e encerrada às 17h, sendo que os eleitores que estiverem na fila após esse horário receberão uma senha para ter a oportunidade de votar. Já a diplomação do prefeito e vice-prefeito eleitos ocorrerá no dia 27 de setembro.

Leia também: eleitores terão três escolhas para prefeito e vice

Publicidade
Publicidade