PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Festa do Mastro atrai mais de 50 mil pessoas e impulsiona a economia de Lagarto

IMG-20250525-WA0192

Cultura, tradição, alegria e muita música foram os pontos fortes da Pega do Mastro, que arrastou uma multidão de 50 mil pessoas pelas ruas de Lagarto no último domingo, 25. A festa, que tradicionalmente tem os grupos folclóricos como carro-chefe, também contou com a participação dos cantores Bell Marques, Natanzinho Lima e Marcelo Lacerda, impulsionando a economia criativa local e fazendo a diferença na vida de muita gente.

O secretário Municipal de Cultura (Secult), Nenê Prata, comemorou os 102 anos, destacando a importância da festa e a valorização da cultura lagartense. “A Pega do Mastro é um patrimônio nosso, e não existe sem a participação dos nossos artistas e das nossas manifestações, em todos os momentos do evento. A zabumba com as bandas de pífano e os cantores locais são imprescindíveis para a beleza do evento. E a gente fica feliz com isso, por eles vestirem a camisa e atuarem com toda a sua alegria, fazendo a história acontecer”, disse.

De família folclorista, neto de zabumbeiro e de Mestra da Cultura Popular, Ruan Benigno Matos participa da Pega do Mastro há 17 anos. “Foi por meio da percussão, como a zabumba, que eu me apaixonei pela festa, e desde então mantenho um grupo de pífano que se apresenta em diversas festas culturais, como também religiosas”.

Segundo Ruan, a sensibilidade para a cultura foi descoberta ainda quando criança. “É sempre uma emoção poder reviver esses momentos, é como voltar à infância, relembrar os nossos amigos que já não estão mais entre nós”, lembrou.

Para ele, o momento mais emocionante é a saudação ao Mastro. “Rezar pela alegria da festa e a prosperidade do mês junino. É gratificante poder contribuir para a continuidade da festa, poder receber a alegria de diversos lagartenses que vibram com a passagem do cortejo com o Mastro”.

Segundo o secretário Municipal de Turismo (Semtur), Wédson Andrade, que também é presidente da Comissão Permanente de Eventos do Município de Lagarto (CPEL), a Festa do Mastro deste ano superou todas as outras edições. “O resgate da história e tradição, o número de participantes e a promoção da economia local, a exemplo da nossa rede hoteleira que foi bastante procurada neste período, foram os destaques da nossa festa. É preciso destacar também os vendedores de bebidas e comidas que aproveitaram o evento para fazer uma renda extra. Então, posso afirmar que a festa foi um sucesso e que todos saíram ganhando com isso”, disse.

Para Marília Silva Santos, que participou pela primeira vez da Pega do Mastro como vendedora, “essa é uma oportunidade que tenho de fazer uma renda extra, já que sou mãe solo, e responsável pelo sustento da minha casa”, explicou.

Para Josemar Santos Nascimento, que comercializa na festa há quatro anos, “essa é uma época em que todos nós temos a oportunidade de ganhar um pouco mais, não só durante a festa, mas antes dela mesmo”, ressaltou.

A festa

Reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Imaterial, por meio da Lei Municipal nº 1.091/023, a ‘Pega do Mastro’ ocorre há 102 anos, e marca o início dos festejos juninos do município. A edição deste ano, realizada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), foi marcada pelo resgate cultural da festa e a participação dos cantores Bell Marques, Natanzinho Lima e Marcelo Lacerda. O homenageado foi Geraldo de Oliveira Santos (Geraldo da Farmácia), um dos brincantes mais antigos e com grande contribuição para a manutenção da tradição.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Publicidade
Publicidade