PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Fiscalização da Adema flagra extração ilegal de minérios no interior de SE

IMG_4998

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) flagrou na última sexta-feira, 06, uma atividade de extração ilegal de minérios no povoado Malhada Velha, no município de Itabaiana. A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAm) e ocorreu após o recebimento de novas denúncias sobre o ilícito na região.

Durante a fiscalização, duas pessoas foram encontradas no local junto a uma retroescavadeira utilizada na atividade ilegal. Com a chegada das autoridades, um dos indivíduos fugiu, enquanto o outro foi abordado para prestar esclarecimentos. A polícia também se deslocou até a residência do proprietário do terreno onde a extração estava ocorrendo, mas ele não foi localizado.

A equipe da Adema utilizou ainda um drone para sobrevoar a área e identificar outras possíveis frentes de extração ilegal nas redondezas, ampliando o alcance da fiscalização na região entre os municípios de Itabaiana e Moita Bonita.

Todos os envolvidos identificados serão notificados e autuados conforme a legislação ambiental vigente. Conforme o artigo 55 da Lei n.º 9.605/98, é proibida a pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a devida autorização ou licença ambiental ou em desacordo com a autorização concedida.

O presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, destacou a importância da ação fiscalizatória para a contenção de danos ambientais. “Casos como esses possuem um alto potencial degradante ao meio ambiente e devem ser monitorados de perto pelas nossas equipes. Estamos atentos e sempre a postos para o atendimento de denúncias”, concluiu.

Como denunciar

Por meio do e-mail denuncia@adema.se.gov.br, qualquer cidadão pode denunciar infrações ambientais à Adema, como casos de descarte irregular de resíduos sólidos e efluentes, tráfico ou criação ilegal de animais silvestres, desmatamento, queimadas, poluição, empreendimentos não licenciados, dentre outros. As denúncias também podem ser feitas presencialmente na sede da Adema, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou pelo telefone (79) 3198-7152. Em breve também será aberto um novo canal de WhatsApp.

Fonte: Governo de SE
Publicidade
Publicidade