PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

GTA realiza transferência de bebê de 11 meses do HUL para HUSE

Entre os pacientes atendidos, está a bebê de 11 meses, com quadro grave, que foi transferida pelo serviço de uma unidade em Lagarto para o Huse, na tarde deste domingo, 2 //Foto: Mário Sousa

Com uma assistência rápida e eficiente, o serviço Aeromédico do Governo de Sergipe chegou a 150 atendimentos prestados à população, cujo objetivo é diminuir o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência no estado. A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e Grupamento Tático Aéreo (GTA), já salvou inúmeras vidas de forma ágil e segura.

Entre os pacientes atendidos pelo serviço está a bebê de 11 meses, que apresentou um quadro de bronquiolite, caso considerado grave, mas estável. Ela precisou da transferência inter-hospitalar do Hospital Universitário de Lagarto (HUL) para o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), na tarde do último domingo, 02.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, todas as medidas foram empregadas para garantir a transferência da criança de maneira segura e célere. “Uma verdadeira força-tarefa para realizar esse transporte que não é fácil. Foram unidas várias frentes para colocar a criança em leito qualificado, para que ela possa, de forma intensiva, ter todos os cuidados.  A sazonalidade da pediatria vem tensionando o serviço de Saúde e o Governo do Estado não mede esforços para lidar com essa situação tão desafiadora onde cada vida importa”, salienta.

Para uma transferência segura, a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Lagarto avaliou as condições clínicas da bebê e a viabilidade do transporte com o Grupamento Tático Aéreo (GTA). As equipes se mobilizaram desde a Central de Regulação de Urgência, o Huse e a Central de Regulação de Leitos para que a transferência acontecesse da melhor forma e a continuidade do tratamento da criança fosse de forma qualificada.

O médico e terapeuta intensivo do Samu 192 Sergipe, Aislan Pimentel, descreveu o quadro de saúde da criança. “Ela foi internada com o quadro de bronquiolite que evoluiu para pneumonia adquirida e insuficiência respiratória, sendo submetida à intubação orotraqueal. Quando o serviço foi acionado para a remoção da paciente para o leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), imediatamente nos deslocamos e realizamos a transferência para o Huse com sucesso, onde a paciente foi admitida e se mantém estável no momento”, relatou.

Serviço Aeromédico

 Para atender as demandas do serviço aeromédico, 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas, estão habilitados. Em 16 de fevereiro de 2023, foi assinado o termo de cooperação entre as Secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública nº 001/2023 para utilização conjunta da aeronave entre o Grupamento Tático Aéreo e o Samu 192 Sergipe. Com a iniciativa, Sergipe passou a configurar uma nova realidade na vida dos sergipanos no que diz respeito aos principais serviços de atendimentos móveis de urgência do país.

Segundo o superintendente do Samu 192 Sergipe, Dênison Pereira, o serviço aeromédico em Sergipe é um avanço na assistência pré-hospitalar. “Entendemos que o transporte aéreo é indispensável no que se refere a diminuição do tempo-resposta, priorizando também a estabilidade clínica do paciente a fim de atender as ocorrências de maneira qualificada e eficiente à população”, destacou o superintendente.

Fonte: Governo de SE

Publicidade
Publicidade