PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

HUL-UFS capacita estudantes de escolas municipais em primeiros socorros

1541462b-effa-4b6f-b7ec-d1087a0bcc86

O Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última terça-feira, 25, mais uma etapa do projeto “Suporte Básico de Vida nas Escolas” (SBV). A iniciativa tem como objetivo capacitar alunos e funcionários das escolas municipais para atuarem de forma segura e adequada em situações de emergência, com foco em técnicas de desengasgo e condutas em casos de parada cardiorrespiratória.

A ação ocorreu na Escola Municipal João Antônio dos Santos e contemplou atividades práticas de primeiros socorros, como a realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), o uso do desfibrilador externo automático (DEA) e procedimentos para alívio de obstrução das vias aéreas.

Suporte Básico de Vidas nas Escolas

O projeto SBV é vinculado ao Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HUL-UFS/Ebserh.

As atividades fazem parte do compromisso institucional do hospital universitário com a formação em saúde e a promoção da educação em serviço, articulando ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade.

Segundo José Lucas dos Santos, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do HUL-UFS, o projeto foi estruturado para aliar teoria e prática de forma acessível ao público escolar.

“A proposta do projeto é levar uma parte teórica às escolas, por meio de um folder orientativo que os alunos levam para casa, e depois realizar um momento prático. Levamos nossos bonecos, que são simuladores, e eles têm a oportunidade de treinar em sala de aula”, explica.

Ele destaca ainda que as ações são realizadas mensalmente, em parceria com a Prefeitura Municipal, responsável pela definição das escolas participantes com base em critérios como localização, abrangência territorial e número de alunos atendidos.

A capacitação é conduzida por discentes da UFS, com a participação de residentes e dos coordenadores da Gerência de Ensino e Pesquisa, o que fortalece a integração entre formação acadêmica e responsabilidade social.

“A gente tem trabalhado essa orientação desde como pedir ajuda até o que fazer em situações de emergência, para que eles — desde a adolescência e pré-adolescência — já tenham esse conhecimento e possam desenvolvê-lo ao longo do processo de ensino-aprendizagem”, ressalta José Lucas, ao destacar o impacto da iniciativa na formação dos estudantes e na construção de uma cultura de prevenção.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade
Publicidade